Bolo de cenoura sem açúcar

Bolo para quem não pode comer açúcar? ele existe e é de cenoura! Tem até calda de chocolate e vai deixar a casa com um perfume irresistível de bolo assando.

Autor: Panelinha

Tempo de preparo: Menos de 2 horas
Serve: 10 porções

Digite um ingrediente ou o nome da receita

ou selecione receitas por categoria

Para a massa

Ingredientes

2 cenouras grandes
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de adoçante em pó do tipo granular (para forno e fogão)
1 colher (sopa) de fermento em pó
4 ovos
1/2 xícara (chá) de óleo
manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a fôrma

Modo de Preparo

1. Preaqueca o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte com manteiga, uma fôrma redonda com furo no meio. Polvilhe com farinha de trigo, chacoalhe e bata bem sobre a pia para retirar o excesso de farinha.

2. Sobre uma tigela, passe pela peneira a farinha de trigo, o fermento e o adoçante. Reserve.

3. Com uma escovinha para legumes, lave bem as cenouras sob água corrente, corte em pedaços e transfira para o copo do liquidificador.

4. Numa tigela pequena, quebre os ovos um de cada vez e transfira para o copo do liquidificador - se um estiver estragado você não perde a receita. Junte o óleo e bata bem até formar um creme liso.

5. Transfira o creme de cenoura batido para uma tigela grande. Junte os ingredientes peneirados, aos poucos, misturando com o batedor de arame para incorporar.

6. Transfira a massa de bolo para a fôrma untada e leve ao forno. Deixe assar por cerca de 50 minutos. Para verificar se o bolo está assado, espete um palito: se sair limpo, está pronto. Retire do forno e deixe esfriar antes de desenformar.

Para cobertura

Ingredientes

3 colheres (sopa) de cacau em pó
2 colheres (sopa) de adoçante em pó do tipo granular (para forno e fogão)
1/2 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de manteiga

Modo de Preparo

Numa panela pequena, coloque todos os ingredientes e leve ao fogo baixo. Mexa com uma espétaula por cerca de 3 minutos ou até que a calda comece a engrossar. Desligue o fogo e regue a cobertura sobre o bolo.