Panelinha - receitas que funcionam

Doce de mamão verde

O doce de mamão verde é um daqueles que compõem a lista de doces típicos de Minas. O melhor de tudo: é superfácil de fazer.

Autor: Panelinha

Tempo de preparo: Mais de 2 horas
Serve: 12 porções

Digite um ingrediente ou o nome da receita

ou selecione receitas por categoria

Ingredientes

1 kg de mamão verde
1 1/2 kg de açúcar
2 xícaras (chá) de água
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
10 ml de corante verde líquido

Modo de Preparo

1. Com uma faca afiada, descasque o mamão e corte-o ao meio. Retire as sementes e despreze-as.

2. Apóie a metade do mamão sobre uma tábua e corte fatias bem finas, no sentido do comprimento. Repita o procedimento com a outra metade da fruta.

3. Encha uma panela com água, acrescente o bicarbonato e leve ao fogo médio. Quando ferver, coloque as tiras de mamão e deixe cozinhar por 1 minuto.

4. Escorra o mamão e despreze a água. Reserve as tiras.

5. Na panela, coloque o açúcar e as 2 xícaras (chá) de água. Leve ao fogo alto e deixe ferver por 3 minutos.

6. Coloque as tiras de mamão na calda e acrescente o corante. Deixe cozinhar por mais 1 minuto e desligue o fogo.

7. Quando o doce esfriar, transfira para vidros de conserva esterilizados (veja abaixo como esterilizar vidros). Deixe o doce descansar por 12 horas ou até que as tiras fiquem verdes.

8. Uma outra forma de apresentar este doce é enrolar cada tira pronta de mamão como se fosse uma fita, colocar na compoteira e cobrir com a calda.

Dica

Potes de vidro podem ser reutilizados para conservas, ou mesmo geléias, feitas em casa. Mas primeiro eles devem ser muito bem esterilizados. Para isso, leve bastante água para ferver numa panela grande; coloque o vidro e sua tampa na panela e deixe ferver por no mínimo 15 minutos.

Para retirar o vidro e a tampa, utilize uma pinça de cozinha e deixe-os escorrer sobre um pano de prato limpo. Atenção: não coloque o vidro sobre nenhuma superfície muito gelada, como mármore, pois o vidro pode estourar. Só use os potes esterilizados depois que eles esfriarem totalmente.