Cuca de banana

Para começar bem o dia, saboreie esta deliciosa cuca de banana no café-da-manhã. Experiemente com sorvete de creme na sobremesa ou com café no lanchinho da tarde.

Autor: Panelinha

Tempo de preparo: Pá Pum
Serve: 12 porções

Digite um ingrediente ou o nome da receita

ou selecione receitas por categoria

Para o recheio e cobertura

Ingredientes

6 bananas-nanicas
1 xícara (chá) de açúcar
1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de canela em pó
3 colheres (sopa) de manteiga

Modo de Preparo

1. Descasque e corte as bananas em rodelas. Reserve.

2. Numa tigela, coloque a manteiga e leve ao banho-maria (ou microondas) para derreter. Junte o açúcar, a farinha de trigo, a canela em pó e misture com as mãos até obter uma farofa. Reserve.

Para a massa

Ingredientes

4 ovos
3 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de maisena
1 colher (sopa) de fermento em pó
3/4 xícara (chá) de leite
4 colheres (sopa) de conhaque
1 pitada de sal
2 xícaras (chá) de açúcar
manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte com manteiga uma fôrma de fundo removível de 24 cm de diâmetro. Polvilhe com farinha de trigo e chacoalhe sobre a pia para retirar o excesso. Reserve.

2. Sobre uma tigela, peneire a farinha de trigo e a maisena. Reserve.

3. Na batedeira, bata as gemas com o açúcar e a manteiga por 5 minutos, em velocidade alta, até obter um creme esbranquiçado. Acrescente a farinha de trigo e a maisena, alternando com o leite e bata apenas para misturar a cada adição. Junte o conhaque, o fermento, o sal e bata por mais 1 minuto. Transfira a massa para uma tigela e reserve.

4. Lave e seque muito bem as pás e a tigela da batedeira. Coloque as claras e bata até o ponto neve. Adicione as claras batidas à massa e misture delicadamente com uma colher.

5. Coloque metade da massa na fôrma preparada, cubra com metade das rodelas de bananas e polvilhe um pouco da farofa. Faça outra camada com a massa restante, cubra com o restante da banana e, por último polvilhe com o restante da farofa.

6. Leve a fôrma ao forno preaquecido para assar por, aproximadamente, 40 minutos ou até que a massa comece a se desprender da lateral da fôrma e a superfície fique dourada. Retire do forno e sirva quente ou fria.