Panelinha - receitas que funcionam

Ovos benedict

Brunch que é brunch precisa ter ovos. E nada mais gostoso que estes clássicos ovos benedicts.

Autor: Panelinha

Tempo de preparo: Pá Pum
Serve: 2 porções

Digite um ingrediente ou o nome da receita

ou selecione receitas por categoria

Para o molho holandês

Ingredientes

1 colher (sopa) de vinagre de maçã
1/2 colher (sopa) de pimenta-do-reino em grãos
2 colheres (sopa) de água
2 gemas
200 g de manteiga
suco de limão e molho de pimenta a gosto
sal a gosto

Modo de Preparo

1. Com a ajuda de um martelo de carne, quebre os grãos de pimenta. Em seguida, coloque em uma panela, adicione o vinagre e leve ao fogo médio. Quando ferver, desligue o fogo.

2. Passe o vinagre por uma peneira. Reserve o líquido em uma tigela refratária e despreze as pimentas.

3. Numa panelinha, derreta a manteiga em fogo baixo. Quando ela estiver totalmente derretida, desligue o fogo e reserve.

4. Adicione as gemas e a água à tigela com o vinagre e bata com um fouet (batedor de arame) por 3 minutos ou até obter uma mistura espumante.

5. Prepare o banho-maria. Para fazer o banho-maria, leve uma panela com um pouco de água ao fogo baixo. Quando estiver quente, desligue o fogo e encaixe a tigela com a mistura de gemas e vinagre sobre a panela com a água. A água quente não deve encostar no fundo da tigela com o creme de gemas, pois o calor do vapor é suficiente para o cozimento. Tome cuidado para não deixar a água ferver.

6. Com o fouet em uma das mãos, continue batendo vigorosamente a mistura de gemas. Enquanto isso, com a outra mão, vá adicionando (em forma de fio contínuo) a manteiga derretida ao creme de gemas.

7. Continue batendo até que a mistura comece a encorpar. Verifique sempre a temperatura da água do banho-maria e da mistura da tigela. Ela não deverá ultrapassar os 60º C. Para verificar a temperatura, coloque o dedo dentro do molho, próximo ao fundo da tigela. A sensação deverá ser de quente, mas totalmente suportável. Se a mistura começar a esfriar demais, ligue o fogo baixo novamente por alguns instantes até obter a temperatura ideal. Este cuidado evita que o molho talhe.

8. Quando o molho estiver encorpado, retire do banho-maria. Tempere com suco de limão, pimenta-do-reino, sal e molho de pimenta a gosto. Sirva a seguir.

Para os ovos poché e montagem

Ingredientes

2 fatias de pão de fôrma
4 fatias de presunto
2 ovos
4 colheres (sopa) de molho holandês
páprica picante a gosto

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média).

2. Numa assadeira, coloque as fatias de pão e leve ao forno para torrar por aproximadamente 15 minutos.

3. Encha uma panela média com água e leve ao fogo alto. Quando começar a formar pequenas bolhas no fundo da panela. Abaixe o fogo e mexa a água, com uma colher, formando um rodamoinho.

4. Em seguida, quebre o ovo sobre uma concha. Com a concha, coloque o ovo na água quente dentro do rodamoinho. Deixe o ovo cozinhar por 4 minutos.

5. Com uma escumadeira, retire o ovo da água e coloque sobre um prato. Mantenha o ovo num local aquecido enquanto o outro é preparado (repita o mesmo procedimento).

6. Coloque duas fatias de presunto sobre cada fatia de pão. Coloque um ovo sobre cada fatia.

7. Cubra os ovos com o molho holandês e polvilhe páprica por cima. Sirva a seguir.