Gratin des fruits

As frutas desta sobremesa são cobertas com o delicioso zabaione, um delicado creme à base de gemas e açúcar. Para ficar ainda mais tentadora, a sobremesa é gratinada. Arrase!

Autor: Panelinha

Tempo de preparo: Pá Pum
Serve: 4 porções

Digite um ingrediente ou o nome da receita

ou selecione receitas por categoria

para as frutas:

Ingredientes

1 maçã-verde
1/2 xícara (chá) de morangos
1/4 de abacaxi
50 g de uva itália
1/2 manga

Modo de Preparo

1. Lave bem todas as frutas.

2. Com uma faquinha afiada, corte a maçã ao meio e retire o miolo. Apóie a metade da maçã sobre uma tábua e corte em tiras. Faça o mesmo com outra metade.

3. Retire as folhas dos morangos e corte-os em fatias finas.

4. Descasque o abacaxi e corte em cubos de 3 cm. Para isso, comece cortando a fruta em fatias (3 cm de espessura); corte cada fatia em tiras (3 cm de largura) e as tiras em cubos.

5. Corte as uvas pela metade e retire as sementes.

6. Descasque a manga e corte em tiras de 1 cm de largura. Para isso, comece cortando em fatias (0,5 cm de espessura) até chegar ao caroço; corte cada fatia em tiras de 1 cm.

7. Distribua todas as frutas em um recipiente refratário.

para o zabaione:

Ingredientes

4 gemas
1/4 de xícara (chá) de açúcar
2 colheres (chá) de essência de baunilha
1/2 xícara (chá) de vinho Marsala
açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 180°C (temperatura média).

2. Na batedeira, coloque as gemas e o açúcar e bata em velocidade alta até obter um creme bem claro.

3. Transfira o creme de gemas para uma tigela refratária grande. Adicione a essência de baunilha e o vinho branco e leve para cozinhar em banho-maria. Para fazer o banho-maria, leve uma panelinha com um pouco de água ao fogo médio. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e encaixe a tigela refratária com o creme de gemas sobre a panela. A água não deve encostar no fundo da tigela, pois o calor do vapor é suficiente para o cozimento. Bata vigorosamente com um fouet (batedor de arame) por 10 minutos ou até que a mistura tenha dobrado de volume e esteja bem incorpada e espessa.

4. Retire do banho-maria e cubra as frutas com este creme.

5. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e leve ao forno preaquecido. Deixe gratinar por 20 minutos, ou até que a superfície esteja morena. Sirva a seguir.