Doce de leite caseiro

Com esta receita você faz o verdadeiro doce de leite caseiro. Aí é só dar asas à imaginação e comê-lo com queijo branco, usá-lo para rechear crepes e bolos ou até fazer alfajores...

Autor: Panelinha

Tempo de preparo: Menos de 2 horas
Serve: 6 porções

Digite um ingrediente ou o nome da receita

ou selecione receitas por categoria

Ingredientes

4 xícaras (chá) de leite
2 xícaras (chá) de açúcar

Modo de Preparo

1. Numa panela, junte o leite e o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até o açúcar dissolver (cerca de 10 minutos).

2. Cozinhe, mexendo sempre para o leite não ferver, por mais 1 hora ou até o creme engrossar e adquirir uma cor de caramelo-claro. Se necessário, deixe por mais tempo para atingir o ponto certo.

3. Quando o doce estiver com a cor de caramelo, retire a panela do fogo e deixe esfriar.

4. Transfira para um pote de vidro esterilizado e guarde na geladeira por, no máximo, 10 dias.

Dica:

Potes de vidro podem ser reutilizados para conservas, ou mesmo geleias, feitas em casa. Mas primeiro eles devem ser muito bem esterilizados. Para isso, leve bastante água para ferver numa panela grande; coloque o vidro e sua tampa na panela e deixe ferver por no mínimo 15 minutos.

Para retirar o vidro e a tampa, utilize uma pinça de cozinha e deixe-os escorrer sobre um pano de prato limpo. Atenção: não coloque o vidro sobre nenhuma superfície muito gelada, como mármore, pois o vidro pode estourar. Só use os potes esterilizados depois que eles esfriarem totalmente.