Pudim de claras

Para os adultos, pudim de claras remete à infância. Para as crianças, faz pensar em nuvens adocicadas com calda de caramelo.

Autor: Panelinha

Tempo de preparo: Menos de 2 horas
Serve: 8 pessoas

Digite um ingrediente ou o nome da receita

ou selecione receitas por categoria

Para o caramelo

Ingredientes

2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água

Modo de Preparo

1. Numa panela, coloque a água e o açúcar e mexa até dissolver. Leve ao fogo alto para caramelar e não mexa mais. Quando dourar, desligue o fogo.

2. Numa fôrma de pudim (com furo no meio), despeje o caramelo e, girando a fôrma, espalhe nas laterais. Reserve.

Para o pudim

Ingredientes

8 claras
16 colheres (sopa) de açúcar

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 120ºC (temperatura baixa).

2. Separe as claras das gemas. Numa tigelinha separada, quebre um ovo de cada vez, deixando escorrer para ela apenas a clara. Antes de adicionar a clara à tigela da batedeira, verifique se o ovo está bom. Reserve as gemas numa tigela separada. Repita o procedimento com todos os ovos. Este cuidado evita a contaminação dos demais ingredientes, caso um dos ovos não esteja bom. As gemas reservadas à parte não serão utilizadas neste pudim, mas você pode guardá-las para preparar uma receita de quindim.

3. Na batedeira, coloque as claras e bata até o ponto neve. Adicione o açúcar aos poucos, batendo entre cada adição. Ao final, bata por mais 5 minutos.

4. Transfira as claras para a fôrma caramelada.

5. Leve uma assadeira ao forno, regue com um pouco de água fervente, coloque a fôrma no centro e deixe assar por cerca de 30 minutos, para que asse em banho-maria. O pudim deve ficar dourado por cima.

6. Retire do forno e deixe esfriar um pouco para desenformar (se ainda estiver quente, pode quebrar, e se ficar muito gelado, pode não soltar da fôrma).

7. Coloque um prato por cima da fôrma e vire de uma vez. Levante a fôrma delicadamente para o pudim se soltar aos poucos.