Panelinha - receitas que funcionam

Broinha de fubá

Estas broinhas são maravilhosas! Têm até sementinhas de erva-doce que dão um sabor especial a elas.

Autor: Panelinha

Tempo de preparo: Menos de 2 horas
Serve: 40 unidades

Digite um ingrediente ou o nome da receita

ou selecione receitas por categoria

Ingredientes

1 l de leite
1 colher (chá) de sal
4 colheres (sopa) de banha de porco
1 colher (chá) de sementes de erva-doce
5 ovos
500 g de fubá
250 g de açúcar
banha de porco para untar
manteiga e fubá para untar e polvilhar

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 150°C (temperatura baixa). Unte uma assadeira retangular com manteiga e polvilhe com fubá. Reserve.

2. Numa panela grande, junte o leite, a banha, o sal, as sementes de erva-doce e o açúcar. Leve ao fogo médio.

3. Quando a mistura começar a ferver, adicione o fubá aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Deixe cozinhar por 5 minutos ou até a mistura começar a desgrudar do fundo da panela.

4. Em seguida, retire a panela do fogo e acrescente os ovos, um a um, misturando vigorosamente entre cada adição. Verifique o ponto da massa entre cada adição de ovo. A massa deve ficar brilhante, lisa e mole. Talvez seja necessário colocar ovos a mais ou a menos.

5. Unte uma xícara (chá) com banha e polvilhe com fubá. Coloque 1 colher (sopa) da massa dentro da xícara. Faça movimentos circulares com a xícara para que a massa vire uma bolinha. Escorregue a bolinha que se formou para a assadeira untada e polvilhada com fubá. Faça mais 4 ou 5 bolinhas. Unte e polvilhe a xícara novamente. Repita a operação com toda a massa.

6. Com a ponta de uma faca afiada, faça um "x" sobre cada broinha.

7. Leve a assadeira com as broinhas ao forno preaquecido para assar por, aproximadamente, 20 minutos ou até que as broinhas fiquem levemente douradas. Retire do forno e sirva a seguir.