Batata rústica assada com ervas

Troque as batatas fritas por assadas. Além de mais saudáveis, ficam incríveis com ervas como alecrim, tomilho e sálvia. Elas são um ótimo acompanhamento para carnes, aves e peixes. E também podem ser um aperitivo.

Autor: Panelinha

Tempo de preparo: Pá Pum
Serve: 4 porções

Digite um ingrediente ou o nome da receita

ou selecione receitas por categoria

Ingredientes

3 batatas
3 ramos de alecrim
4 ramos de tomilho
10 folhas de sálvia
3 colheres (sopa) de azeite
5 dentes de alho com casca
sal grosso e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 200 °C (temperatura média). Lave e seque bem as batatas e as ervas.

2. Numa tábua, corte as batatas em gomos: sempre no sentido do comprimento, vá cortando em metades até formar gomos na espessura que desejar. No Panelinha, gostamos deles mais gordinhos.

3. Transfira os gomos para uma panela, cubra com água e tempere com uma colher (chá) de sal (comum ou grosso). Leve ao fogo alto e, quando água começar a ferver, deixe cozinhar por 6 minutos.

4. Retire do fogo, passe as batatas para uma peneira e deixe por alguns minutos para escorrer bem a água - esse é um dos segredos para deixar crocante os legumes assados.

5. Transfira para uma assadeira (de preferência antiaderente), junte as ervas, os dentes de alho com casca e regue com o azeite. Misture bem para envolver as batatas e ervas com o azeite. Espalhe os gomos por toda a assadeira, sem encostar ou sobrepor um no outro - quanto mais espaço entre eles mais crocantes e dourados ficam.

6. Tempere com sal grosso e pimenta-do-reino moída na hora. Leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 40 minutos. Chacoalhe a assadeira de tempos em tempos ou, na metade do tempo, vire os pedaços com uma pinça.

7. Retire do forno e, com ajuda de uma espátula, solte as batatas da assadeira. Sirva imediatamente.