Arroz integral com abobrinha

Transforme o mais saudável dos acompanhamentos, o arroz integral, numa saborosíssima preparação. Vai bem com peixes, aves e carnes.

Autor: Panelinha

Serve: 4 porções

Digite um ingrediente ou o nome da receita

ou selecione receitas por categoria

Ingredientes

2 xícaras (chá) de arroz integral do tipo cateto
2 dentes de alho
1 colher (sopa) de azeite
7 xícaras (chá) de água
1 abobrinha italiana
raspas de 1 limão siciliano
sal a gosto

Modo de Preparo

1. Numa tábua, descasque e pique fino os dentes de alho.

2. Leve uma panela média com o azeite ao fogo médio. Quando esquentar, coloque o alho e refogue rapidamente, sem deixar dourar. Adicione o arroz integral e misture bem. Tempere com uma pitada de sal.

3. Junte a água e deixe o arroz cozinhar, com a tampa entreaberta, por 30 minutos ou até secar. Enquanto isso, prepare a abobrinha.

4. Sobre a tábua, corte no sentido do comprimento uma fatia de 0,5 cm de espessura de um dos lados da abobrinha. Repita este procedimento com os outros lados da abobrinha. Despreze o miolo. Corte as cascas em cubinhos de 0,5 cm.

4. Sobre a tabua, corte no sentido do comprimento uma fatia de 0,5 cm de espessura de um lado da abobrinha. Faça o mesmo com os outros lados da abobrinha. Despreze o miolo. Corte a casca em cubinhos de 0,5 cm.

5. Quando a água tiver secado e o arroz já estiver cozido, junte a abobrinha, as raspas e o suco de limão siciliano e misture novamente. Desligue o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar no próprio vapor por 5 minutos. Sirva a seguir.