Pão de queijo

O pão de queijo é mineiro, mas já virou mania nacional há muito tempo. Quentinho, com manteiga, requeijão ou até com geléia, fica uma delícia!

Autor: Panelinha

Tempo de preparo: Menos de 2 horas
Serve: 30 unidades

Digite um ingrediente ou o nome da receita

ou selecione receitas por categoria

Ingredientes

2 xícaras (chá) de polvilho azedo
1 1/2 xícara (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de óleo de milho
2 ovos
350 g de queijo minas curado ralado
1 colher (sopa) de sal

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Separe duas assadeiras grandes.

2. Numa tigela grande misture o polvilho com o sal e reserve. Atenção: alguns queijos são mais salgados que outros, prove o queijo e se necessário diminua a quantidade de sal da receita.

3. Numa panela, coloque o leite, o óleo e leve ao fogo médio. Assim que ferver, desligue o fogo e regue sobre a mistura de polvilho e sal. Misture bem com uma colher de pau para incorporar.

4. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e adicione à tigela com o polvilho - se um estiver estragado você não perde a receita. Misture bem com a colher de pau a cada adição para incorporar.

5. Adicione o queijo ralado e misture com as mãos até a massa ficar lisa. Com as mãos, modele a massa em bolinhas e disponha nas assadeiras, deixando espaço entre cada uma para não grudar.

6. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por cerca de 50 minutos, ou até que as bolinhas estejam douradas. Retire do forno e sirva a seguir.

Pão de queijo a toda hora

Distribua as bolinhas de massa numa assadeira e leve ao congelador por cerca de 2 horas. Assim que estiverem congeladas, transfira as bolinhas para um saco e deixe no congelador.
O pão de queijo vai direto do congelador para o forno preaquecido e você tem pão de queijo quentinho na hora que quiser.