Bife rolê

Esta não é uma receita que fica pronta num piscar de olhos. O preparo é um pouco trabalhoso, mas não é complicado. É comida caseira tradicional. E como toda receita que se passa de geração para geração, esta também tem um segredinho: uma pitada de canela em pó! Para ficar ainda mais saudável, sirva com arroz integral.

Autor: Panelinha

Tempo de preparo: Menos de 2 horas
Serve: 4

Digite um ingrediente ou o nome da receita

ou selecione receitas por categoria

Ingredientes

1 kg de coxão mole cortado em bifes
1 cenoura
1 talo de salsão
1/2 nabo
3 colheres (sopa) de óleo de canola
1 colher (sopa) de bacon
1/2 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de pimenta-síria em pó
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
1/2 xícara (chá) de extrato de tomate
1 litro de caldo de carne ou água
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de salsinha picada
2 colheres (sopa) de cebolinha cortada
palitos de dente para fechar os bifes

Modo de Preparo

1. Sob água corrente, lave e seque a cenoura, o salsão e o nabo. Conte a quantidade de bifes e, numa tábua, corte os legumes em palitos finos de cerca de 6 cm de comprimento, na quantidade de um de cada para cada bife.

2. Tempere um lado do bife com sal e pimenta-do-reino a gosto, coloque 1 palito de cada legume numa extremidade, enrole e prenda a outra extremidade com 2 palitinhos de dente. Repita o procedimento com todos os bifes.

3. Leve uma panela de pressão com o óleo ao fogo alto. Quando esquentar, coloque o bacon e deixe dourar por 3 minutos. Acrescente a canela (o segredinho desta receita!), a pimenta-síria e os bifes enroladinhos. Deixe dourar por 5 minutos, mexendo com cuidado para que a carne não desenrole.

4. Junte a cebola e o alho e refogue por mais 5 minutos. Adicione o caldo de carne ou a água e o extrato de tomate. Tampe a panela e deixe cozinhar na pressão por 30 minutos. Desligue o fogo.

5. Enquanto isso, numa panelinha, derreta a manteiga em fogo baixo, junte a farinha e mexa bem com uma colher de pau por 2 minutos. Assim que a panela de pressão parar de apitar, abra a tampa e retire uma concha do caldo e transfira para a panelinha com o roux (a mistura de manteiga com farinha, que serve para engrossar molhos). Volte ao fogo baixo e misture bem.

6. Volte o caldo à panela e misture bem. Leve ao fogo médio e, quando ferver, deixe cozinhar por mais 10 a 15 minutos, mexendo de vez em quando.

7. Na hora de servir, junte as ervas, misture bem e transfira para uma travessa funda.