Bife rolê

Este prato não pode faltar no dia-a-dia. Não é uma receita que fica pronta num piscar de olhos, o preparo, porém, é muito simples. Para ficar ainda mais saudável, sirva com arroz integral ou purê de batata, de mandioquinha ou até de couve-flor. E o melhor de tudo é que tem sabor de infância.

Autor: Panelinha

Tempo de preparo: Menos de 2 horas
Serve: 4

Digite um ingrediente ou o nome da receita

ou selecione receitas por categoria

Ingredientes

1 kg de coxão mole cortado em bifes
1/2 cenoura
1 talo de salsão
1/2 nabo
3 colheres (sopa) de óleo de canola
1 colher (sopa) de bacon em cubos
1/2 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de pimenta-síria em pó
1 cebola
3 dentes de alho
1/2 xícara (chá) de extrato de tomate
1 litro de caldo de carne caseiro
2 colheres (sopa) de maisena
2 colheres (sopa) de salsinha picada
2 colheres (sopa) de cebolinha cortada
palitos de dente para fechar os bifes

Modo de Preparo

1. Retire os bifes da geladeira e deixe em temperatura ambiente enquanto prepara os legumes.

2. Descarte as folhas, lave e seque o talo do salsão. Descasque a cenoura e o nabo. Sobre a tábua, corte os legumes em palitos finos de cerca de 6 cm de comprimento - assim eles cabem certinho dentro de cada bife.

3. Descasque e pique fino a cebola e os dentes de alho.

3. Coloque um bife sobre a tábua e tempere com sal e pimenta a gosto. Numa das pontas, coloque 1 palito de cada legume; enrole o bife sobre os legumes e prenda o bife espetando com 2 palitos de dente. Reserve o bife enrolado e repita com o restante.

4. Leve ao fogo médio uma panela de pressão (sem a tampa). Quando aquecer, regue com o óleo, adicione o bacon e deixe dourar por cerca 3 minutos, mexendo de vez em quando. Acrescente a canela, a pimenta-síria e os bifes enrolados. Deixe dourar por ceca de 5 minutos - mexa delicadamente para os bifes dourarem por igual sem desenrolar.

6. Junte a cebola e o alho e refogue por mais 5 minutos, até murchar. Regue com o caldo de carne e acrescente o extrato de tomate. Misture, tampe a panela e aumente o fogo para alto. Assim que começar a apitar, diminua o fogo para baixo e deixe cozinhar por mais 30 minutos.

7. Desligue o fogo e deixe toda o vapor sair e a panela parar de apitar. Abra a panela e, com uma concha, transfira cerca de 1/2 xícara (chá) do caldo para uma tigela.

8. Acrescente o amido de milho ao caldo reservado e misture bem para dissolver. Volte a mistura de caldo com a amido para a panela e misture bem. Leve ao fogo médio e, quando ferver, deixe cozinhar por mais 15 minutos até engrossar.

10. Acrescente as ervas, misture bem e transfira os bifes (com o molho) para uma travessa. Sirva a seguir