Salmão em papillote

O salmão deveria ser obrigatório na alimentação feminina! Mas se você se cansou do “grelhadinho” ou não suporta cheiro de peixe frito em casa, aprenda uma técnica saudável e prática: é só embrulhar e assar!

Autor: Panelinha

Tempo de preparo: Pá Pum
Serve: 4

Digite um ingrediente ou o nome da receita

ou selecione receitas por categoria

Ingredientes

4 filés de salmão
4 nabos franceses
2 talos de salsão
1 xícara (chá) de erva-doce fatiada
8 cenouras baby
4 colheres (sopa) de cebolinha picada
2 ramos de endro picados e 4 ramos para decorar
suco de 2 limões sicilianos
azeite para untar

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 220ºC (temperatura alta).

2. Corte 4 corações grandes de papel vegetal, sendo que a metade do coração deve medir o dobro do filé de salmão. Pincele o azeite no papel. Se preferir, faça o papillote com papel-alumínio.

3. Lave bem os vegetais com uma escovinha limpa. Se preferir, descasque. Numa tábua, corte os nabos e a cenoura ao meio no sentido do comprimento. Corte o salsão na diagonal, em pedaços de 3 cm. Fatie a erva-doce fino e pique a cebolinha. Pique as folhas de endro até completar 2 colheres (sopa). Junte todos os legumes e ervas picadas, salvo os raminhos de endro, e misture bem.

4. Tempere os filés de salmão com sal e pimenta dos dois lados.

5. Divida a mistura de legumes em 4 partes iguais. No centro de uma das metades do papel vegetal preparado (ou do papel-alumínio), coloque 1 porção de legumes. Coloque o salmão sobre os legumes e disponha um ramo de endro. Dobre a outra metade juntando as extremidades. Feche o embrulho dobrando as bordas. Antes de fechar completamente, despeje cuidadosamente o suco de 1/2 limão no papillote. Repita o procedimento com o restante do salmão.

6. Transfira os papillotes para uma assadeira e leve ao forno preaquecido para assar por 10 minutos ou até o embrulho ficar inflado e dourado nas pontas (caso esteja usando papel vegetal). Retire do forno e transfira para 4 pratos, para que cada pessoa abra o seu papillote. Se preferir, abra e transfira o conteúdo para os pratos.

Dica:

Você vai precisar de papel vegetal para fazer o papillote.