Molho pesto genovês

Deixe suas massas, franguinhos e peixes se sentindo os últimos biscoitos do pacote. Em 5 minutos você prepara esse molho pesto, que deixa qualquer mais especial.

Autor: Panelinha

Tempo de preparo: Pá Pum
Serve: 2 xícaras (chá)

Digite um ingrediente ou o nome da receita

ou selecione receitas por categoria

Ingredientes

2 xícaras (chá) de manjericão fresco
1/2 xícara (chá) de nozes (ou pinoli)
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado (100 g)
2 dentes de alho
1 1/2 xícara (chá) de azeite
sal a gosto

Modo de Preparo

1. Lave e seque bem as folhas de manjericão. Descasque os dentes de alho.

2. No processador de alimentos bata primeiro o azeite com as nozes, os dentes de alho e o queijo parmesão até triturar. Junte as folhas de manjericão e termine de bater para fazer o molho - quanto menos você bater as folhas de manjericão, mais verdinho fica o molho. Se preferir, bata o molho no mixer ou liquidificador.

3. Tempere com o sal a gosto e utilize a seguir. Este molho é perfeito para comer com polenta, macarrão caseiro ou dar um toque no frango grelhado do dia-a-dia.

OBS: para armazenar o molho pesto, transfira para um pote de vidro esterilizado com fechamento hermético. Mantenha na geladeira por até 15 dias ou no congelador por até 1 mês.

Dica

Potes de vidro podem ser reutilizados para conservas, molhos, ou mesmo geléias, feitos em casa. Mas primeiro eles devem ser muito bem esterilizados. Para isso, leve bastante água para ferver numa panela grande; coloque o vidro e sua tampa na panela e deixe ferver por no mínimo 15 minutos.

Para retirar o vidro e a tampa, utilize uma pinça de cozinha e deixe-os escorrer sobre um pano de prato limpo. Atenção: não coloque o vidro sobre nenhuma superfície muito gelada, como mármore, pois o vidro pode estourar. Só use os potes esterilizados depois que eles esfriarem totalmente.