Molho rápido de tomate

Todo mundo sabe que o molho de tomate é a base de uma das melhores cozinhas do mundo, a italiana. O que ninguém precisa saber é que você preparou a receita em apenas 20 minutos para bancar de chef bonitona na hora do jantar.

Autor: Panelinha

Tempo de preparo: Pá Pum
Serve: 4 porções

Digite um ingrediente ou o nome da receita

ou selecione receitas por categoria

Ingredientes

4 tomates italianos maduros
1 lata (400 g) de tomate pelado em cubos (com o líquido)
10 folhas de manjericão
3 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de manteiga (ou azeite)
1/2 cebola
1 pitada generosa de açúcar
1 colher (chá) de sal
1 pitada de pimenta-do-reino moída na hora

Modo de Preparo

1. Lave e retire a pele dos tomates: leve uma panela média com água ao fogo alto. Enquanto isso, corte um x na base de cada tomate e prepare uma tigela com água e gelo. Assim que a água ferver, coloque os tomates; quando a pele começar a soltar, retire com uma escumadeira e transfira os tomates para a tigela com gelo - o choque térmico faz com que a pele se desprenda. A partir do corte em x puxe e descarte a pele.

2. Numa tábua, corte os tomates em pedaços e transfira para o copo do liquidificador (se quiser, retire e descarte as sementes). Junte o tomate pelado (com o líquido) e bata até ficar liso.

3. Corte ao meio e descasque uma metade da cebola. Reserve a outra para outra preparação. Lave e seque as folhas de manjericão.

4. Coloque 3 colheres (sopa) de azeite numa frigideira grande e leve para aquecer em fogo médio. Junte metade do manjericão e deixe fritar por apenas 2 minutos.

5. Acrescente o tomate batido, tempere com o sal, a pimenta-do-reino e o açúcar. Misture, junte a cebola (sem picar) e deixe cozinhar em fogo médio.

6. Depois que começar a ferver, deixe cozinhar por mais 6 minutos. Desligue o fogo, acrescente o restante do manjericão e a manteiga - ela deixa o molho ainda mais aveludado - e misture até derreter. Sirva a seguir.

Para congelar

Se quiser congelar o molho e usar pequenas porções de cada vez, faça a receita mas não adicione a manteiga do passo 3. Num saco plástico com fechamento hermético, escreva com caneta permanente a data. Coloque o molho até metade do volume e retire o máximo de ar antes de fechar. Deixe uma pontinha aberta para sugar o ar restante com um canudo. Feche o saco por completo e espalhe o molho até ficar plano. Leve ao congelador e conserve por até 3 meses. Na hora de usar é só quebrar a porção desejada e descongelar diretamente na panela.