Molho de tomate

Todo mundo sabe que o molho de tomate é a base de uma das melhores cozinhas do mundo, a italiana. O que ninguém precisa saber é que você preparou a receita em apenas meia hora para bancar de chef bonitona na hora do jantar.

Autor: Panelinha

Tempo de preparo: Pá Pum
Serve: 4 porções

Digite um ingrediente ou o nome da receita

ou selecione receitas por categoria

Ingredientes

1 kg de tomates maduros
1 cebola média picada
2 dentes de alho picados
1 folha de louro
1 l de água quente
1/4 xícara (chá) de azeite
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo

1. Lave os tomates muito bem sob água corrente.

2. Com uma faca, faça um corte em X na base de cada tomate cru. Coloque os tomates numa panela com água fervendo por 30 segundos. Prepare outra tigela com água e gelo. Com uma escumadeira, retire os tomates da panela e mergulhe-os na tigela. Pelo X, puxe a pele como se fossem quatro folhas. O choque térmico faz com que a pele se desprenda facilmente.

3. Para extrair as sementes, corte os tomates na metade, horizontalmente, e, com o dedo indicador, retire-as com o suco que as envolve. Não enxágüe os tomates, pois a água pode até tirar as últimas sementes, mas leva junto parte do sabor. Corte os tomates em cubinhos.

4. Numa panela grande, coloque o azeite e leve ao fogo baixo para aquecer. Quando estiver quente, junte a cebola e refogue por 2 minutos, mexendo sempre, ou até que fique transparente.

5. Acrescente o alho picado e refogue por mais 1 minuto, sem parar de mexer.

6. Em seguida, coloque todo o tomate picado na panela e misture bem.

7. Acrescente a água quente e a folha de louro ao molho. Mexa bem e tempere com sal e pimenta-do-reino.

8. Tampe a panela e deixe o molho cozinhar por cerca de 1 hora em fogo médio. Mexa de vez em quando, para não grudar, e verifique a água. Adicione um pouquinho de água quente, caso seja necessário.

9. Desligue o fogo e verifique os temperos. Sirva o molho a seguir.

Dica de como congelar e descongelar

1. Para esfriar o molho, mergulhe parcialmente a panela em um recipiente com água gelada.

2. Quando o molho estiver frio, transfira para um recipiente rígido, com tampa hermética. Tampe e cole uma etiqueta, identificando o produto e a data do preparo.

3. Leve ao freezer e deixe congelar.

4. Para descongelar, retire a embalagem do freezer e leve à geladeira. Deixe lá até que o molho se descongele. Depois de descongelado, coloque o molho numa panela e leve ao fogo para aquecer.