Camarão na moranga

A mistura de sabores, da moranga e dos camarões, faz com que este prato seja muito especial. Além disso, sua apresentação é linda! Definitivamente, esta é uma receita com a cara do Brasil!

Autor: Panelinha

Tempo de preparo: Mais de 2 horas
Serve: 4 porções

Digite um ingrediente ou o nome da receita

ou selecione receitas por categoria

Ingredientes

1 abóbora moranga
250 g de catupiry
300 g de camarão médio (com casca)
2 colheres (sopa) de azeite
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo

1. Sob água corrente, lave a moranga.

2. Com uma faca afiada, faça um corte na parte superior da moranga, formando uma tampa. Aperte a tampa para baixo para que se solte da abóbora. Pelo cabinho, puxe a tampa para cima para que se desprenda das sementes. Retire as sementes e reserve a tampa.

3. Com uma colher, espalhe o queijo catupiry no interior da abóbora. Reserve.

4. Retire as cascas e as cabeças dos camarões. Preserve as cascas e as cabeças para fazer caldo.

5. Faça um corte nas costas dos camarões no sentido do comprimento e retire as tripas com um palitinho de dentes. Coloque os camarões numa tigela e tempere com sal e pimenta-do-reino.

6. Leve uma frigideira com o azeite ao fogo alto. Quando aquecer, coloque os camarões e deixe dourar por 1 minuto cada lado. Transfira os camarões fritos para uma tigela. Cubra com filme e leve à geladeira. Reserve.

Para o caldo de camarão

Ingredientes

cascas e cabeças dos camarões
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de farinha de trigo
750 ml de água
2 talos de salsinha
2 grãos de pimenta-do-reino

Modo de Preparo

1. Leve uma panela média ao fogo alto. Quando aquecer, coloque o azeite, as cascas e as cabeças dos camarões, mexa bem e deixe cozinhar por cerca de 2 minutos.

2. Adicione a farinha de trigo, mexa e deixe cozinhar por mais 1 minuto. Junte a água e os ingredientes restantes. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos, sem deixar o caldo ferver. Desligue o fogo.

3. Com uma peneira sobre uma tigela grande, coe o caldo. Reserve.

Para o recheio

Ingredientes

6 tomates médios
1 colher (sopa) de azeite
1/2 cebola picada
1 dente de alho picado
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
2 colheres (sopa) de salsinha picada
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo

1. Leve uma panela com água ao fogo alto para ferver.

2. Prepare uma tigela com água e cubos de gelo.

3. Com uma faca, corte um X na base de cada tomate. Coloque os tomates na panela com água fervente e deixe por 10 segundos. Transfira os tomates para a tigela com o gelo.
A partir do X, retire a pele como se fossem quatro folhas. O choque térmico faz com que a pele se desprenda facilmente. Corte os tomates ao meio no sentido horizontal. Descarte as sementes e pique grosso os tomates.

4. Numa panela média, coloque o azeite e leve ao fogo baixo. Quando aquecer, junte a cebola picada e deixe murchar por 2 minutos. Junte o alho picado, mexa bem e deixe por mais 1 minuto. Junte o tomate picado, o caldo de camarão e todos os ingredientes restantes. Deixe cozinhar por cerca de 40 minutos. Acrescente os camarões fritos, misture bem e deixe cozinhar por mais 2 minutos. Retire do fogo.

5. Preaqueça o forno a 200ºC (temperatura alta).

6. Numa panelinha, coloque um pouco de água e leve ao fogo alto para ferver.

7. Transfira o molho com os camarões para o da moranga e feche com a tampa. Forre com papel-alumínio todo o fundo e a lateral da moranga. Coloque a moranga numa assadeira. Despeje a água fervente na assadeira e leve ao forno preaquecido para assar em banho-maria por 90 minutos. Retire do forno, despreze o papel-alumínio e coloque a moranga num prato. Sirva a seguir.