14 de dezembro de 2008

Filé de peixe enrolado em aspargo

Filé de peixe enrolado em aspargo

A saudável salada de lentilha do post passado será usada como acompanhamento da receita de hoje, um peixe enrolado em aspargo. O resultado é um prato extremamente saudável, elegante, saboroso e fácil, fácil de fazer. Mais uma vez, você escolhe o modo de preparo: pode ser feito na panela de cozimento a vapor de microondas ou em papillote, que agora você já sabe que significa assar o peixe em forno convencional, dentro de uma trouxinha de papel-alumínio. Nós fizemos em papillote porque já explicamos como cozinhar a vapor algumas vezes. Clique aqui para rever esse método de cozimento. A seguir, confira a receita de hoje passo a passo.

Filé de peixe enrolado em aspargo

Ingredientes

2 filés de peixe branco, como pescada
2 aspargos grossos
2 colheres (chá) de caldo do limão
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

1. Se for fazer o peixe em papillote, preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média).

2. Passe os filés de peixe por água corrente, escorra bem e seque com um pano de prato limpo. Numa tábua, coloque os filés e tempere com sal e pimenta-do-reino dos dois lados. Esfregue a metade do caldo de limão em cada lado dos filés.

3. Lave e seque os aspargos. Corte as pontas para deixar os aspargos com 15 cm.

4. Coloque aspargo na ponta de um dos filé e enrole na diagonal, de forma que o aspargo fique no meio do enroladinho de peixe. Faça o mesmo com o outro filé.

5. No centro de um pedaço quadrado de papel-alumínio, coloque os dois enroladinhos. Regue com 1 colher (chá) de caldo de limão e 1 colher (sopa) de azeite.

6. Junte as quatro pontas do papel-alumínio e feche bem, de modo a formar uma trouxinha bem vedada.

7. Coloque a trouxinha com os enroladinhos numa assadeira e leve ao forno preaquecido para assar por 10 a 12 minutos.

Montagem

1. Num prato, coloque a salada de lentilha.

2. Retire o peixe do forno e abra a trouxinha com cuidado para não se queimar com o vapor. Com cuidado, coloque os enroladinhos sobre a salada. Regue sobre peixe o líquido que se formou no alumínio e com a colher (sopa) de azeite restante.

3. Você pode colocar umas folhas verdes, como rúcula precoce, sobre os filé de peixe. Ervas frescas, como salsinha ou coentro, também vão bem. Se quiser, tempere as folhas e ervas com mais um pouco de azeite, limão, sal e pimenta-do-reino.

>> Postado por One is Fun 20:47