Quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Salada morna de tomate-cereja

Salada morna de tomate-cereja

Talvez pelo clima quente, ou por pura falta de hábito, saladas mornas não costumam fazer parte dos hábitos alimentares brasileiros. Uma pena. Elas são deliciosas e, por incluírem algum tipo de cozimento, acabam sendo preparações que resultam em sabores mais elaborados.

Hoje, a básica combinação de tomate com cebola se transforma numa sofisticada salada. E como esta última etapa do One is Fun é dedicada a peixes e saladas, no próximo post ela vira acompanhamento de um peixinho cozido no vinho. Mas essa salada morna combina com qualquer tipo de carne; imagine um suculento filé de picanha saindo da grelha...

Salada morna de tomate-cereja, cebola-roxa e manjericão

Ingredientes

10 tomates-cereja
¼ de cebola-roxa
1 colher (chá) de óleo
1 colher (chá) de vinagre balsâmico
4 folhas de manjericão
sal e pimenta-do-reino a gosto
azeite a gosto

Modo de preparo

1. Lave e seque os tomates e as folhas de manjericão.

2. Corte os tomates ao meio e, se forem grandes, rasgue as folhas do manjericão com as mãos. Corte a cebola-roxa em quatro partes. Somente uma será utilizada. Corte-a em fatias finas e guarde o restante da cebola para outra preparação.

3. Leve uma frigideira antiaderente ao fogo médio. Assim que esquentar, regue com o óleo. Se a frigideira não for antiaderente, coloque um pouco mais de óleo e gire para cobrir o fundo.

4. Quando o óleo estiver quente, junte os tomates e, segurando a frigideira pelo cabo, faça movimentos de vaivém por cerca de 1 minuto.

5. Na seqüência, acrescente a cebola e, com uma colher ou espátula, desfaça as fatias, formando fios. Misture sempre, até que a cebola esteja dourada.

6. Desligue o fogo, regue com o balsâmico e tempere com sal e pimenta. Junte as folhas de manjericão e misture novamente. Transfira a salada para um prato e regue com um fio de azeite.

>> Postado por One is Fun 13:32