Panelinha - receitas que funcionam

Quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Salmão a vapor com salada de pepino

Salmão a vapor com salada de pepino

Hoje vamos mostrar duas maneiras de preparar o mais temido dos ingredientes. Um simples filé de peixe pode parecer algo assustador para um cozinheiro de primeira viagem. Mas, aqui, você verá que, além de saudável e saboroso, com métodos simples de cozimento, o peixe vira prato do dia-a-dia e não deixa a casa com aquele cheiro insuportável por uma semana!

No primeiro método, o peixe é assado, em forno convencional, dentro de uma trouxinha de papel-alumínio. Simples assim: coloque o peixe no meio de um pedaço grande de papel-alumínio; depois, tempere com sal, pimenta, se quiser, ervas frescas, azeite, limão; vegetais também podem ser cozidos junto com o peixe (como rodelas de cenoura, abobrinha, cebola...); levante as pontas do papel e regue com um pouco de vinho branco, cerca de 1 colher (sopa); feche o papel, formando uma trouxinha bem vedada para o vapor não escapar, mas deixando espaço interno para que o ar circule dentro dela. Leve ao forno preaquecido a 180ºC (temperatura média) por cerca de 10 minutos, para uma posta alta de salmão, por exemplo, ou até menos, se o peixe for um filé. O nome que se dá a esse preparo é papillote.

Outra possibilidade é cozinhar o peixe a vapor, no microondas. Neste caso, tempere-o com sal, pimenta e limão. Na panela plástica de cozimento a vapor do microondas, coloque ½ xícara (chá) de água. Ponha o peixe na cesta, encaixe na panela e tampe. Leve ao microondas para cozinhar por 4 a 6 minutos. O salmão da foto, um filé alto, precisou de 5 minutos para ficar cozido, mas com o centro ainda cru. O cozimento a vapor também pode ser feito em uma panela própria para isso, no fogão. Mas, neste caso, leva um pouco mais de tempo cozinhando.

Agora que você conhece esses métodos simples de cozimento, confira a receita da saladinha de pepino, iogurte e endro, ideal para acompanhar um filé de salmão sobre uma caminha de folhas verdes.

Salmão a vapor com salada de pepino

Ingredientes

1 filé ou posta de salmão, preparado de uma das maneiras explicadas acima
½ pepino japonês
2 colheres (sopa) de iogurte natural
1 ramo de entro fresco (erva também conhecida como dill)
1 colher (chá) de azeite
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

1. Lave e seque o pepino. Sem descascar, corte em fatias fininhas. Transfira para uma tigela.

2. Sobre uma tábua, pique fino o ramo de endro.

3. Na tigela, misture todos os ingredientes, exceto o peixe. Sirva sobre o peixe. Se quiser, faça também uma saladinha de folhas verdes temperada com vinagrete de mostarda. Veja receitas nos posts anteriores.

>> Postado por One is Fun 16:25

LINKS

PUBLICIDADE