Panelinha - receitas que funcionam

16 de novembro de 2008

Salada de feijão-branco

Salada de feijão-branco

Feijão-branco usado em saladas fica uma delícia. Com atum, limão e manjericão, forma uma clássica preparação italiana. Mas na cozinha-para-um não faz sentido esperar as 12 horas que os grãos precisam ficar de molho mais o tempo que eles levam para cozinhar.

Aqui, vamos usar o feijão-branco já cozido, que pode ser comprado enlatado ou em vidros de diversos tamanhos. (Aliás, um ótimo ingrediente para a despensa One is Fun!) Escolha a menor embalagem que você encontrar, pois ½ xícara será suficiente para a receita de hoje. O preparo é simples, os ingredientes também, mas o resultado é surpreendente. Um rica salada, com várias camadas de sabores, muito nutritiva e saudável. E ainda não suja uma panela sequer!

Salada de feijão-branco com atum, limão e manjericão

Ingredientes

½ xícara (chá) de feijão-branco cozido
½ lata de atum sólido em óleo
¼ de cebola-roxa
raspas de meio limão
1 colher (chá) de caldo de limão
3 colheres (chá) de azeite de oliva
pimenta-do-reino a gosto
folhas de manjericão a gosto

Modo de preparo

1. Numa peneira, coloque ½ xícara (chá) de feijão-branco cozido sob água corrente. Lave os grãos de feijão rapidamente e deixe escorrendo na própria peneira.

2. Abra a lata de atum e, com um garfo, transfira metade dele para uma tigela média. (Use um garfo para que o óleo fique na lata. Guarde o restante do atum, com o óleo, num recipiente com tampa, na geladeira.)

3. Corte uma cebola-roxa pequena ao meio e uma das metades ao meio, novamente; apenas ¼ da cebola será utilizado. O restante vai para a geladeira, embrulhado em papel-alumínio ou num recipiente com tampa. Sobre uma tábua, corte o pedaço de cebola em fatias bem fininhas e transfira para a tigela com o atum.

4. Junte o feijão escorrido com o atum e a cebola.

5. Com um ralador, raspe cerca de metade da casca de um limão, somente o verde, sem deixar chegar na parte branca, que amarga a receita. Transfira as raspinhas para a tigela com o atum, a cebola e o feijão. (Não precisa misturar ainda.)

6. Corte o limão ao meio e esprema o caldo numa colher (chá). Coloque na tigela com os outros ingredientes, junte as 3 colheres (chá) de azeite, tempere com a pimenta-do-reino (sal não é necessário, pois a atum já é salgado) e misture delicadamente.

7. Junte algumas folhas de manjericão, umas cinco pequenas, ou três grandes rasgadas com as mãos, e misture mais uma vez. Transfira para um prato e coma com uma fatia de pão, de preferência italiano. Delícia!

>> Postado por One is Fun 16:28

LINKS

PUBLICIDADE