Panelinha - receitas que funcionam

Quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Vinagrete de mostarda

Vinagrete de mostarda

Além de folhas verdes fresquinhas, lavadas e bem sequinhas, uma salada básica precisa de um bom molho. Na culinária francesa, os que levam vinagre são chamados de vinagrete, ou vinaigrette. Aqui no Brasil, o nome virou sinônimo daquele molho para churrasco com tomate e cebola bem picadinha, que de fato leva vinagre. Mas vamos combinar que vinagrete aqui no One is Fun é um molho básico para temperar saladas.

O segredo desse molho é a proporção. Isto é, 3 partes de gordura para 1 parte de ácido (calma, vamos explicar!). A gordura pode ser azeite de oliva, ou óleo de canola, ou de milho, ou uma mistura de vários (canola de base e gotas de óleo de gergelim para aromatizar, por exemplo). O ácido pode ser vinagre de vinho branco, ou tinto, ou balsâmico, entre outros. A vinagrete ainda pode ser preparada com ervas, especiarias, alho, cebola, etc.

Tecnicamente, um molho de azeite e limão não é vinagrete, certo? Mas a regrinha da proporção também pode ser usada. Por exemplo: 2 colheres (chá) de caldo do limão para 3 colheres (chá) de azeite. Mais sal e pimenta-do-reino, claro. Misture bem e um molho saborosíssimo está pronto.

Outro ingrediente clássico para fazer deliciosas vinagretes é a mostarda de Dijon. Uma colherinha dela faz toda a diferença na salada. Por isso, vinagrete de mostarda é a nossa sugestão de hoje.

Shoyu, gengibre, suco de laranja, mel, iogurte, maionese também são ingredientes amplamente utilizados para fazer molhos de salada. Mais para frente, aqui no One is Fun, você confere outras receitas com esses ingredientes. Enquanto isso, veja uma listinha de bons ingredientes para ter na despensa e fazer vinagretes muito saborosas:

vinagre de vinho branco
vinagre de vinho tinto
vinagre balsâmico
azeite de oliva
óleo de canola
mostarda de Dijon
sal marinho (sem ser refinado)
pimenta-do-reino

Vinagrete de mostarda para salada de folhas verdes

Ingredientes

1 colher (café) de mostarda de Dijon
2 colheres (chá) de vinagre de vinho tinto
6 colheres (chá) de azeite de oliva ou óleo de canola
sal e pimenta-do-reino a gosto
um punhado de folhas verdes variadas (ver post anterior)

Modo de preparo

1. Coloque todos os ingredientes numa tigelinha e misture muito bem, até a vinagrete ficar cremosa.

2. Só tempere as folhas na hora de servir, pois o sal faz com que as folhas murchem muito rapidamente.

3. Se quiser, use as mãos (bem limpas) para misturar a vinagrete na salada de verdes. É a melhor maneira de garantir que todas as folhas fiquem com uma fina camada do molho. Para comer, use um garfo, por favor!

>> Postado por One is Fun 19:25

LINKS

PUBLICIDADE