Panelinha - receitas que funcionam

Quarta-feira, 13 de julho de 2011

Férias escolares

Férias escolares

Se você tem filhos pequenos, férias significam um mês de malabarismo. Não é fácil achar destino para tanta energia dos pequenos! O blog Cozinha Verde resolveu aproveitar a situação e propor uma experiência. Quando o assunto é sustentabilidade, os filhos estão muito mais por dentro do que os pais. A geração deles cresce com a palavra na ponta da língua e os conceitos verdes impregnados nas mãozinhas. Aqui no blog, temos procurado maneiras de deixar a cozinha mais saudável para o planeta. Mas que tal a gente se dispor a aprender com os nossos filhos? Vamos ouvir o que eles têm a dizer. Em troca, podemos ensinar a eles algo que adoramos fazer: cozinhar!

Agenda

Marque com seu filho um horário para vocês pensarem juntos no plano que vai deixar a cozinha verde. Ele aprende na escola sobre triagem de lixo, economia de água e vários outros conceitos interessantes. Da conversa podem surgir ótimas ideias. Depois disso, é hora de escolher uma receita e colocar em prática um dos preceitos da cozinha verde: colocar a mão na massa e transformar alimentos naturais em comidas gostosas.

As receitas

O objetivo é escolher receitas, ou uma receita, que ele consiga fazer. Faça a pré-seleção, mas deixe que a criança decida. Apesar de você participar da atividade, tudo fica mais interessante se ela sentir que tem bastante autonomia.

Algumas sugestões de receitas:

- Nhoque de batata
- Piadina integral
- Muffins integrais com queijo e espinafre
- Hambúrguer com aveia
- Espaguete ao limão, parmesão e manjericão
- Gravlax de salmão com torradas
- Bolo de banana
- Biscoito 1,2,3
- Bolo de cenoura
- Cookies integrais de castanha-de-caju

No mercado

Feita a seleção de receitas, vocês vão – juntos – verificar quais ingredientes e quantidades têm em casa. A partir disso, faça a lista de compras. A ida ao mercado, desta vez, vai ter clima de exploração. Além dos itens listados, aproveite os alimentos disponíveis para conversar: exponha os seus conhecimentos e pergunte sobre os dele. Você vai se surpreender! Se ele mostrar interesse em alguma fruta nova, um legume diferente, não hesite em comprar.

Sabemos que muita gente não gosta de passear no supermercado, mas nós aqui do Panelinha adoramos! Descobrir produtos novos, relembrar uma receita só de bater o olho na berinjela ou mesmo ter uma ideia genial diante da seção de peixes. Nada disso é impossível quando temos um tempinho para flanar por entre as gôndolas.

Aproveite para comparar alimentos industrializados e não industrializados. Faça uma aposta: será que aquele biscoito pode ser feito em casa? (Mas vê se não aponta para um recheado!) Mesmo que você tenha na despensa, compre mais uma pacote de farinha para que seu filho possa participar de todos os processos da produção do alimento. É libertadora a ideia de que podemos fazer tudo com nossas próprias mãos.

Mãozinhas na massa

As crianças tendem a se animar ao receber novas responsabilidades. Até no dia a dia, elas podem começar a participar do preparo dos pratos. Boas ideias de tarefas para as crianças pequenas são:

- temperar a comida, salpicando com sal ou girarando o moedor de pimenta
- mexer misturas frias, como massas, ou o molho da salada
- medir os ingredientes do bolo
- untar fôrmas
- adicionar ingredientes ao liquidificador ou à batedeira

À mesa

Comer é o ápice do programa. Uma recompensa pelo trabalho – por mais que ele seja gostoso! Na cozinha, a criança não aprende só a cozinhar, mas também a comer. Quem sabe essa experiência de férias pode ser o início de uma nova e saudável rotina doméstica. Pais e filhos cozinhando e comendo juntos. E conversando, podendo aprender um com o outro, numa constante colaboração para deixar nossas cozinhas – e nossas vidas – mais verdes.

Quem quiser dividir a experiência conosco já sabe: é só mandar um email para rita@panelinha.com.br.

Com a colaboração de Carol Sverner

>> Postado por Cozinha da Rita 18:27

PERFIL
  • Rita Lobo está testando receitas, jeitos, produtos e hábitos para deixar a cozinha verde.
    Participe deste projeto, enviando suas dúvidas, sugestões ou soluções ecologicamente corretas para dilemas domésticos.
    É só mandar um e-mail para rita@panelinha.com.br.

PUBLICIDADE