Strudel de cogumelos





Adapted from The Complete Mushroom Book, via Leite’s Culinaria

Receita e foto Extraídos do Blog Smitten Kitchen







Strudel de Cogumelos

Ingredientes:

12 a 18 folhas de massa phyllo 
1/4 a 1/2 xíc. manteiga, derretida (1/4 xíc. para fazer strudel grande e 1/2 xíc. para fazer strudels menores, porém em maior qtde; vc pode usar azeite para alterar o sabor)
1 ovo batido (para o strudel grande; os pequenos parecem mais fáceis de selar)

0,5kg de cogumelos diversos frescos (se você tirar os talos, precisará de mais ou menos 750g)
1 cebola média picada
3 colheres de sopa de manteiga
Noz moscada ralada a gosto (opcional)
1 colher de sopa de jerez seco
1 colher de sopa de farinha de trigo
Folhas de 1 ramo de manjerona ou tomilho
4 a 6 colheres de sopa de parmesão ralado na hora, mais um pouco para polvilhar, se você quiser.
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Préaqueça o forno a 200°C. Forre uma assadeira com uma folha de papel manteiga. Coloque numa superfície bem grande (o suficiente para abrir 2 folhas de massa) os ovos, o parmesão e o recheio. 

Preparo do recheio: Se certifique de que os cogumelos estão limpos. Se necessário, lave-os e drene bem a água. Cozinhe a cebola na manteiga e, quando estiver macia, adicione os cogumelos e a noz moscada. Salteie por 5 a 7 minutos, até que o líquido tenha sido eliminado e parcialmente evaporado. Adicione o jerez e espere o álcool evaporar, cozinhando em fogo baixo por mais 2 a 3 minutos. Adicione a farinha, as ervas e um pouco de sal e pimenta, e espere esfriar. A mistura deverá ficar úmida.

Para fazer strudels pequenos e triangulares: Pegue uma folha de massa phyllo por vez do pacote; cubra as folhas restantes com plástico e depois com um papel toalha, se certificando de que ela esteja bem coberta. Pincele metade da folha no sentido do comprimento com manteiga. Dobre a parte sem manteiga sobre a parte da massa que está untada, cuidadosamente, tentando não formar rugas ou bolhas na massa. (mas não se preocupe). Novamente, pincele metade da massa com manteiga e dobre a parte sem manteiga por cima da untada. Você terminará com uma longa coluna.

Ponha uma porção de recheio próximo ao final da massa e polvilhe um pouco de parmesão por cima. Começa enrolando um canto formando triângulos até atingir o outro canto, como se você estivesse enrolando uma bandeira. Pincele com ovo e polvilhe parmesão.

Asse num forno préaquecido por 15 minutes. Sirva morno.

Para fazer 4 strudels grandes: Pegue 3 folhas de phyllo por vez do pacote; cubra p restante com plástico e papel toalha, se certificando de que etejam bem cobertas.  Pincele 1 folha em ambos os lados com manteiga derretida, coloque ela em cima de uma outra folha e cubra com uma terceira (a untada ficará no meio). Repita essa operação 3 vezes para fomar 4 camadas triplas de massa phylo.

Posicione uma das 4 massas numa folha de papel manteiga. PIncele com ovo as extremidades da massa. Coloque um quarto do recheio no centro da massa e 1 colher de sopa de parmesão. Dobre nas laterais, e dobre novamente até modá-lo.  Pincele com ovo batido. Repita para fazer os outros 3 strudels. 

Asse em forno preaquecido por 15 minutos. Sirva morno.

Comentários

Andreia Torres Farias Britez - SP
1293651 visitas
Esqueci minha senha
Confira todas as receitas