Lasanha à bolonhesa




Blog da Rita!



Lasanha para as férias
Serve 8 pessoas

Para o molho à bolonhesa

Ingredientes

500 g de carne moída
1 colher (sopa) de óleo de canola
3 colheres (sopa) de manteiga
½ xícara (chá) de cebola picada
2/3 de xícara (chá) de cenoura picada
2/3 de xícara (chá) de salsão picado
1 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de vinho branco seco
1 ½ xícara (chá) de tomate italiano sem pele (conserve o líquido da lata)
1 pitada de noz-moscada ralada na hora
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta-do-reino moída na hora

Modo de Preparo

1. Numa panela média, junte o óleo, a manteiga e a cebola. Leve ao fogo médio e refogue a cebola, mexendo sempre, até que fique transparente. Adicione a cenoura e o salsão picados e refogue por 2 minutos, mexendo sem parar.

2. Acrescente a carne moída e misture com um garfo. Tempere com sal e pimenta-do-reino e refogue, mexendo sempre, até que a carne perca a cor rosada de crua.

3. Junte o leite e mexa até que evapore completamente. Tempere com uma pitada de noz-moscada.

4. Adicione o vinho e deixe cozinhar até secar.

5. Baixe o fogo, junte os tomates sem pele (com o líquido da lata) e deixe cozinhar por 3 horas, com a panela tampada, mexendo de vez em quando. O fogo deve estar baixíssimo, caso contrário, o molho irá grudar no fundo da panela. À medida que o molho for secando, vá acrescentando um pouco de água fervente.

Para o molho branco

Ingredientes

3 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 l de leite
1 pitada de noz-moscada
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo

1. Numa panela média, coloque a manteiga e leve ao fogo baixo. Quando derreter, acrescente a farinha de trigo e com uma colher de pau mexa bem por 2 minutos. Essa mistura chama-se roux e serve para engrossar molhos.

2. Retire a panela do fogo e, sem parar de mexer, acrescente a metade do leite. Mexa vigorosamente, de preferência, com um fouet. Aumente o fogo, volte a panela, junte o restante do leite e continue mexendo vigorosamente.

3. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e tempere o molho com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Deixe cozinhar por cerca de 12 minutos, mexendo de vez em quando, até engrossar um pouquinho. Atenção: esse é o truque da lasanha, um molho branco bem ralinho. Ele irá hidratar a massa e engrossar durante o cozimento no forno. Por isso, nesta etapa, ele deve ficar bem líquido. Engrosse apenas um pouquinho.

Para a montagem

Ingredientes

500 g de massa para lasanha pré-cozida (eu não usei a massa toda)
6 colheres (sopa) de queijo ralado

Modo de Preparo

1. Se for montar, assar e servir a lasanha, preaqueça o forno a 180º C (temperatura média). Se quiser, você também pode montá-la com antecedência e deixar na geladeira até a hora de assar.

2. Numa travessa refratária de cerca de 36 cm x 28 cm, espalhe um pouco de molho branco e de molho à bolonhesa. Sobre os molhos, coloque uma camada de massa, cobrindo todo o fundo da travessa.

3. Sobre a primeira camada de massa, espalhe um pouco do molho à bolonhesa. Por cima do molho à bolonhesa, regue com um pouco do molho branco. Cubra com massa e repita o processo, até finalizar com uma camada de molho à bolonhesa e molho branco. Polvilhe com o queijo ralado. Leve à geladeira ou ao forno preaquecido. Deixe assar por cerca de 20 minutos, até que o queijo fique gratinado.

Comentários

REJANE STRIEDER - PE
35235 visitas
Esqueci minha senha
Confira todas as receitas