Bolo de limão maravilhoso




 

 

Receita predilta n.o 1 de

Bolo de Limão

da nossa família!

 

 

Faça este bolo e sirva só no dia seguinte...

É bolo de balcão (temperatura ambiente) não precisa colocar na geladeira.

 

 

O Glacê Antigo é o tchan deste Bolo. Por ser semi-liquido, horas depois que vc cobriu, o miolo chupa a umidade do glacê. O miolo do bolo ganha um sabor especial.

Então nasce na superficie uma cobertura diferenciada.

Tem creminho + crocentrado com casquinha...

Se forma uma casquinha de açúcar ao mesmo tempo meladinha, não chega a secar pra valer, que é um espetaculo de diferente, muito gostoso de comer!

 

 

 

 

 







Bolo de Limão Maravilhoso

 

 

 

Bolo de Limão Maravilhoso

Massa - Bolo de Limão

(dos 4 Limões - com casca ralada de limão):

  • 60 g margarina sem sal ( 3 colheres de sopa bem cheias)
  • 2 ovos jumbos (claras são em neve)
  • + 2 gemas (começar com gemada de 4 gemas na batedeira)
  • 2 xícaras ( chá ) - açúcar
  • casca ralada de 2 limões inteiros (a receita pede 1 colher de sopa de raspas, já fizemos ele muitas vezes, ele é + gostoso com a casca de 2 limões)
  • 250 ml - 1 xícara ( chá ) - leite de vaca
  • 2 xícaras ( chá ) farinha de trigo
  • 1 colher ( sopa ) fermento em pó para bolo
  • 1 pitada de sal ( para bater junto com as claras)
 
 
Glacê Antigo ( delicioso - receita maravilhosa):

1.a Etapa - Merengue ( batedeira )
  • 2 claras batidas em neve firme
  • 1 xícara ( chá ) açúcar de confeiteiro peneirado ( Glaçúcar )
  • suco de 1 limão inteiro
2. Etapa - Manteiga Cremosa ( batedeira )
  • 50 g - manteiga sem sal ( 2 colheres de sopa bem cheias )
  • 1 xícara ( chá ) açúcar de confeiteiro peneirado ( Glaçúcar )
3.a Etapa - Decoração
  • polvilhar com raspinhas de casca de limão ( eu testei só se consegue cobrir toda superficie se tirar as raspas de 2 limões inteiros )


4 Limões Tahity - Tem que tirar raspas dos 4 limões , metade das raspas vai para a Massa e a outra metade cobre o bolo em cima do Glacê Antigo. Já o suco é de 1 único limão no Glacê Antigo. Vai sobrar 3 limões sem casca na geladeira, faça uma limonada depois com eles.

 

Pilotando a Cozinha com Priscila:

Raspinhas de Casca de Limão - Aconselho obter as raspas dos 4 limões agora. Um trabalho só. Por enquanto você só vai usar a metade ( raspas de 2 limões ). Guarde a sobrinha sobre um pires de café com filme plástico na geladeira. Depois do bolo descansado com o glacê, as raspinhas estão mais sequinhas, fica até mais fácil polvilhar uniforme sobre o bolo, deixando ele bonitinho.

Massa do Bolo de Limão - Bata as 2 claras em neve com 1 pitada de sal. Agregue 1 colher ( sopa ) açúcar ( retirado das 2 xícaras). Transfira as claras para outra tigela e guarde na geladeira (não mucharão e nem se formará aguinha por baixo delas). Na mesma tigela da batedeira recomeçe fazendo uma gemada fofa: 60 g de manteiga + 4 gemas + 2 xícaras de açúcar. Acrescente as raspinhas da casca de 2 limões. Alterne pingando leite e colheradas de ingredientes secos. Desligue a batedeira, manualmente incorpore as claras em neve. Leve para assar em tabuleiro n.o 2 ou refratario médio. Untado só o fundo e 1 dedo da lateral com margarina e polvilhado de farinha de trigo ( assim ele cresce no forno grudando na lateral, ficando com a superficie assada retinha ). Forno preaquecido, 180.o C, por uns 35 a 40 minutos.

 

Glacê Antigo - Começe com o merengue. Bata as 2 claras em neve. Vá agregando colheradas de açúcar de confeiteiro, então se perde o volume conquistado, agregue o suco de limão, o resultado é um creme, reserve em outra tigela. Na mesma tigela da batedeira suja, faça agora a manteiga. Bata a manteiga com o açúcar até ficar cremosa e fofinha. Sem desligar a batedeira, vá agregando o creme ralo em fio continuo. Desligue, raspe a lateral da tigela, quantas vezes forem necessárias, até ficar tudo homogeneo. O resultado é um glacê mole. Glacê Antigo pronto.


Nunca resolva cortar em quadrados o Bolo de Limão da Maizena antes de aplicar o Glacê Antigo. Já fiz isso e não ficou bom o visual. Este glacê ele vai escorrendo devarigando pelas fissuras para dentro. Nasce um bolo feio, mais para sujo ou melado, sem aquela casquinha melada gostosa em cima. Apenas fure com o garfo o bolo assado e mais nada.

 

Polvilhar raspinhas de casca de limão só depois que o Glacê Antigo secar um pouco. Se colocar agora elas afundam no Glacê Antigo.

 

Dica - Não adiantar levar este Glacê para geladeira, o glacê não endurece, eu já testei. Sem contar que é + gostoso de come-lo em temperatura ambiente mesmo.  É um Bolo de Limão de balcão, de mesa, de temperatura ambiente.
 

Finalizar - Fure o bolo de limão assado inteiro com o garfo. Aplique o glacê sobre ele. Esqueça-o, de preferencia 1 noite ou 1 dia. Só depois que formar a pelicula ( uma micro casquinha em cima ) então polvilhe as raspinhas de casca de limão, assim elas ficam na superficie decorando e não afundam no creme ( o resultado olhando é mais bonito, já testei ).


Corte o bolo só no dia seguinte de preferencia.

Ele é bom agora, maravilhoso ele ficará amanha!...

 

Ele precisa de descanso, para nascer na textura deliciosa que comentei.

 

Descansado (no mínimo 6 horas depois, de preferencia no dia seguinte). Ao soltar os quadrados, ele vai escorrer de levinho dos lados, pouca coisa.

 

Cada pedaço uma delícia, além de lindo!

 

Rendimento Testado pela Priscila ( já assei em tabuleiro, em refratario e assadeira redonda ):

  • 15 quadrados certinhos ( de ótimo tamanho )
  • tabuleiro n.o 2 ou assadeira redonda de 25 cm de diametro, tipo aquela torteira de aro removivel
  • refratario retangular é o médio ( com 2 litros de capacidade internos )
  • untar com margarina só o fundo e 1 dedinho de nada na lateral, polvilhar com farinha de trigo
Olha ai o Bolo de Limão Maizena (só de raspinhas, da casca de 2 limões assado em refratario médio, a cara que ele tem.

 

 

Até você concordará que é o melhor

Bolo de Limão  que vc já assou na vida!

 


Fonte: Receita é  do livro 200 Receitas do Açúcar União. Livro antigo da minha mãe Dona Selma, da década dos anos 70 ( pequeno, grosso, de espiral grande ). Daquelas receitas sem foto. Conforme o livro, a receita é Dona Arlete Gazza ( que nos anos 70 morava em Piratininga - SP). Receita da página 86-A registrada com o nome simples  Bolo de Limão (um bolo de limão simples maravilhoso do interior paulista). Depois de come-lo, é preciso rebatizar a receita para: Bolo de Limão Maravilhoso!

 

Receitas antigas são preciosidades deliciosas,

que precisamos dividir com todos...

 

Visite

 

 

 

 

 

Comentários

girlene rezende pauilno - 25/02/2012

amei suas receitas são deliciosas.

Priscila Beneducci - MG
824422 visitas
Esqueci minha senha
Confira todas as receitas