Pudim de maçãs - o pudim crocante e lindo!




 

 

Delicioso!

 







Pudim de Maçãs - o pudim  crocante e lindo!

 Autor: Blog Delícias da Priscila

 

 

Pudim de Maçã do Leite Moça
(liquidifique até a casca das maçãs ficarem miudinhas, um siquinho, não peneire, as casquinhas fazem parte do miolo do pudim - rende 1 vitamina de maçã líquida com 1,120 litro):

  • 1 lata de Leite Moça
  • a mesma medida da lata de " leite de vaca" - 250 ml
  • 2 maçãs grandonas vermelhas ( tem 2 jeitos de fazer este pudim leia o meu preparo antes)
  • 3 ovos inteiros

 

Caramelo - São 2 caramelos diferentes:

  • Fôrma de Pudim - Fazer o caramelo com 10 colheres de (sopa cheias de açúcar cristal ou refinado queimado puro, e adicionar no final 1 colher (sopa) de água (cuidado espirra).
  • Decoração sobre as Fatias de Maçãs - Fazer este caramelo só quando for decorar. Um caramelo com 5 colheres ( sopa cheias) de açúcar refinado ou cristal + 1 colher (chá cremor de tártaro (colocar o pozinho junto com o açúcar em pó ainda)+ 2 a 3 colheres (sopa) vinagre de vinho (de vinho de verdade, não pode ser agrin e nem vinagre de maçã, que é a água deste caramelo).
Comprar:
  • 3 Maçãs vermelhas das grandonas - tipo Gala ( já fiz com maçãzinha brasileira baratinha, fica gostosa de comer, só a decoração que não fica bonitona, porque a fatia não cobre direito o pudim em cima, com maçã grandona esta sobremesa fica + bonita, já testei).
  • Maçã, Tomate e Morango - São frutas que contém muito agrotóxicos na casca. Por isso, lave e deixe de molho com 1 colher ( sopa ) água sanitaria + 1 colher ( sopa ) vinagre + 1 litro de água. Só depois do molho use as Maçãs no preparo deste pudim.
 
 
Decoração com Maçã com Casca Caramelada é a + bonita, do que com Maçã sem Casca Caramelada. Aplique este caramelo com o garfo, em cima das Maçãs ( não precisa cobrir perfeitinho).

A decoração com Maçãs Fruta Fatiadas Carameladas pode ser feita com Caramelo Profissional ou com Caramelo Simples.
  • Caramelo Profissional com Cremor de Tártaro e Vinagre de Vinho - Este é único que resiste ao frio na geladeira ( ainda assim não muito ).
  • Caramelo Simples de Açúcar Puro Queimado - Este esqueça. Se for caramelar a decoração com ele, aplique 1 hora antes de servir ( durante os finalmentes do preparo do almoço ). Deixe o Pudim de Maçã prontinho decorado em cima do balcão. Não pode ir para geladeira. Caramelo de Açúcar Puro Simples se liquefaz em água com 1 hora de geladeira e as maçãs ficam feias. Acontece o mesmo com o caramelado que foi cozido em contato com o Pudim, só que como esta douradinho empregnado no pudim a gente não percebe direito. Já sobre as fatias de maçãs, a transformação em água é visível rapidíssimo.

O único Caramelo que dura na geladeira é com Cremor de Tártaro + Vinagre de Vinho de Verdade. Mesmo assim eu nunca arrisco fazer esta decoração na véspera. Posso até cozinhar o Pudim de Maçã na véspera, decorar pra valer com Maçãs Carameladas só na manhã do dia que resolvo servir esta sobremesa.




Pilotando a Cozinha com Priscila:

Pudim de Maçã - Tem 2 jeitos de comer este Pudim. - 1.o Liquidificar as 2 maçãs inteiras com casca e tudo, obtendo um vitamina de maçã com a casca bem miudinha. - 2.o Jeito eu amo de comer, é para quem gosto de Bolo de Maçã com pedaço de maça no miolo. Liquidifique a receita com 1 maçã inteira com casca + a casca da 2 maçã. Deite as fatias da 2.a maçã deitadas sobre o fundo da fôrma caramelada e deite a vitamina de pudim cuidadosamente por cima. - Cubra com papel aluminio vedando bem as bordas. Faça 3 furinhos para sair o vapor ( eu dou uma única espetada no papel alumínio com o garfo). Cozinhe a fôrma em Banho-Maria Fervente por 1 hora ( tabuleiro de aluminio com pedaço de limão com casca ou gotinhas de vinagre para o interior não oxidar durante o cozimento). Quando você tirar o papel aluminio, as fatias de maçã subiram, boiaram e cozinharam na superficie. Ao desenformar elas ficarão em baixo, no fundo ( uma delícinha de comer). Espere esfriar para desenformar. Para desenformar aqueça o bumbum da fôrma na boca do fogão para descolar o caramelo que secou. Sirva este Pudim de Maçã geladíssimo!
Este é a cara do Pudim de Maçã Cozido com Pedaço de Maçã sem casca. Esta versão é só para quem gosta de comer Bolo de Maçã com Pedaço de Maçã, comer Torta de Maçã Quente ou Maçãs Assadas. Nesta versão se come 3 texturas: o croque da Maçã Fresca Caramelada em cima + o Cremosinho do Pudim de Leite Moça de Maçã no meio + pedaços de Maçã Cozida que tem o sabor do Pudim de Maçã em baixo.

Quando a Cristine (minha irmã) esta aqui em casa, esse pudim eu faço ele sem pedaço (liquidificando as 2 maças com casca no pudim). A Cris detesta qualquer tipo maçã cozida.

Experimente, é uma delícia!

----------------------------------------------------------------------

Visite, meus blogs:

Pudim de Maçãs - do Leite Moça
postados no Blog Delicias da Priscila.
 

 

 

Comentários

cristiana - 05/04/2012

é muito boa essa receitas

Priscila Beneducci - MG
824532 visitas
Esqueci minha senha
Confira todas as receitas