Pavê de amendoim holandês (tipo sorvete)





 

Esta sobremesa comendo lembra sorvete,
daquelas receitas simples de custo baixo
que arrasam!
 
 






Pavê de Amendoim Holandês  (tipo sorvete)

 
 
" Pavê de Amendoim Holandês "

Creme Holandês de Amendoim
  • 150 g de manteiga sem sal (medindo apertadinho é certinho 3/4 de copo de requeijão - tem que ser manteiga de verdade)
  • 4 gemas
  • 300 g de açúcar (eu prefiro de açúcar de confeiteiro o trabalho é mais rápido, se for refinado, demora para ficar na textura correta - leia minha dica abaixo)
  • 600 g de creme de leite sem o soro (são 3 latas de 395 g geladas sem o soro - este detalhe esta errado no digitado na receita no Mais Você, eu assisti esta receita sendo ensinada pelo telefone pela dona Zélia Penteado)
  • 200 g de amendoim torrado, sem casca e moído (eu uso o Pachá, de saquinho 500 g vendido nos supermercado Carrefour Contagem, do lado do saco de amendoim cru)
Base:
  • biscoito Maizena - eu gasto 1 pacote só, a Ana Maria Braga indica 300 g que é 1 e 1/2 pacote (na foto usei da marca Aymore, pode ser o Nestlé, me desculpe a Bauducco, amo os outros biscoitos de vocês, o seu Panetone é uma delicia, mas o Maizena da Bauducco tem um saborzinho pior de todos)
  • o soro do creme de leite que vai sobrar da extração da lata(eu não uso leite como a receita do Mais Você pede - só um pouquinho - partes iguais o Pavê fica mais gostoso - vai dar um pouquinho 75 ml)
  • 75 ml de licor de cacau (esta calda esta diferente lá do Mais Você, vai por mim, faz do meu jeito, que o Pavê ficou mais gostoso de comer)
Decoração à gosto:
  • Mais Você - amendoim torrado e fios de chocolate meio amargo derretido por cima
  • Priscila - só polvilhei amendoim torrado em grão.
Pavê Charlote ou Pavê Holandês? 
 
Pavê Charlote de Freezer é tipo Pavê Sopão - É a receita que nasce com o preparo da Ana Maria Braga. - A Bolacha Maizena é molhada na Calda com a mão, mesmo fazendo rápido, ele já chupa + o Recheio deste Holandês de Amendoim que é praticamente liquido, nasce um Pavê de Bolacha mole demais. Olhando a foto do Mais Você, não parece porque a manteiga endurece. 

Pavê Holandês (sem ser Sopão)- Meu modus operante -
Da batedeira nasce um Recheio Holandes de Amendoim muito liquido (diferentes de outras receitas do genero). O que faz da montagem dispensar molhar a Bolacha Maizena na Calda. Como o saborzinho do Licor Creme de Cacau fez desta sobremesa ficar mais gostosa, resolvi aplica-la de outro jeito. Para não nascer um Pavê Sopão, eu preparo a olho uma Caldinha do Soro da Lata de Creme de Leite com Licor (uma caldinha concentrada - partes iguais, pouquinho de cada). Monto o Pave (Bolacha + Recheio), a Calda de Licor eu aplico fazendo um carinho de pincel molhado na Calda sobre a bolacha. Só para ela chupar de levinho o Licor e mais nada.

Meu conselho, experimente as 2 versões de montagem. Faça de um jeito hoje, e do outro jeito na próxima vez. E você descobrirá qual a textura que sua família prefere comer.


Pilotando a Cozinha com Priscila - Pavê Holandês: 
 
Creme Holandes x Batedeira - Faça uma gemada com manteiga, gemas e açúcar. Desligue a batedeira, só quando você perceber que a textura de areia esfregando as pontas dos dedos sumiu. Essa é a textura profissional do Recheio Holandês ensinada pelo Chef Álvaro Rodrigues (ele explicou que a diferença da Holandesa feita em casa, e da Holandesa vendida nas Churrascarias). Já testei. Na planetaria mesmo com açúcar de confeiteiro, 10 minutos no minimo ligada. Na planetaria com açúcar refinado no mínimo 15 minutos, até a Planetaria chega a esquentar. Na casa da minha mãe no sitio, fiquei besta, bati 25 minutos, e praticamente ainda deixou a desejar, a Topa Tudo dela até esquentou. Desliguei porque achei que judiei da batedeira dela demais. Desligue e manualmente incorpore o creme de leite. Vai nascer um creme liquido semi talhado, é assim mesmo neste Pavê. Misture o amendoim moido.


Montagem é agora imediatamente - Refratário retantular comum pequeno de 1 litro da Marinex. Evite Taça Compoteira de Pé alto para Pavê nesta sobremesa, que a idéia é mandar para o freezer mesmo. Refratario de 1 litro faz nascer um Pavê de Amendoim com uma altura aceitável. Refratario médio (tamanho indicado pelo Mais Você), fica baixinho demais. Na minha montagem o pavê nasce: com 4 camadas de Recheio para 3 camadas de Bolacha Maizena (cada camada é certinho 12 Bolachas).

Fica pronto quando? Ele demora para endurecer, tem muito creme de leite. De preferência 1 noite na geladeira (6 horas), ou manda direto para o freezer. Eu gosto de servi-lo semi descongelado que é a textura mais gostosa de comer, tipo um Charlotte de freezer (sorvete).
 
----------------------------------------------------------------------------
 
Pavê de Amendoim do Mais Você
Só fazendo a receita que a gente descobre, que esta foto engana. Montado no refratario retangular médio (2 litros de capacidade internos) indicado pela Ana, o pavê mal chega a ter 2 cm de altura, baixinho demais para o meu gosto.

Fonte - Merecidos Créditos:
  • Para a Nutricionista da Thyssen-Huller de São Bernardo do Campo - SP.
  • Para a Ana Maria Braga no Mais Você. Receita ensinada pelo telefone pela Sra. (vovó) Zélia Penteado, da cidade de Cotia - SP, no dia 03-10-2006. No Mais Você se chama de Pavê de Amendoim (eu tenho uma outra receita de Pavê de Amendoim de creme comum, aqui em casa o nome é Pavê Holandes de Amendoim).
----------------------------------------------------------------------------
 

Visite, meus blogs:
 

postados no Blog Delicias da Priscila
 
 

Comentários

Patrícia - 31/03/2012

Você deveria ter um programa na TV, vc explica muito bem e tem carisma, a gente vê que ama fazer deliciosas receitas.Vou fazer hoje o Pavê do jeitinho que explicou.Obrigada.

Priscila Beneducci - MG
859815 visitas
Esqueci minha senha
Confira todas as receitas