Bolo de fubá cremoso com creminho no meio - de ricota + leite moça





 
O Bolo de Fubá Cremoso 
com
Creminho no Meio
 






Bolo de Fubá Cremoso com Creminho no Meio - de Ricota + Leite Moça
 
Bolo de Fubá Cremoso com Leite Moça e Ricota 
Bolo de Fubá Cremoso de Leite Moça e Ricota
 
Liquidifique em 2 levas não cabe a receita toda de uma vez só no liquidificador - rende muito além de 2 litros de vitamina de fubá:
  • 3 ovos inteiros (dos grandes usei)
  • 1 lata de Leite Moça (leite condensado - 395 g)
  • 3 medidas da lata de - leite de Vaca (750 ml - cada lata é 250 ml)
  • 1 medida da lata de - Ricota fresca
  • 2 medidas da lata de - açúcar
  • 100 g de parmesão ralado fino
  • 1 e 1/2 medida da lata de - fubá mimoso
  • 2 colheres (sopa) farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) fermento em pó para bolo
 
 
Fôrma onde Assar:
  • dá certo só no - tabuleiro n.o 3 boleira de lateral alta de 6 cm de altura - ou tabuleiro n.o 4 de 3 cm de altura
  • dá certo só no - refratario grande de 5 cm de altura (30 x 22 cm) a lasanheira de vidro da Marinex - ou oval grandona que também tem lateral de 5 cm de altura.
  • não dá certo - refratário ou tabuleiro n.o 3 que tenha só 3 cm de altura (dos antigos) - a verdade que no forno ele cresce um bocado, vai transbordar com certeza - depois ele abaixa quando esfria, isso sem mesmo tirar do forno, você vai ler no preparo.


Pilotando a Cozinha com Priscila
 
(receita antiga tudo a medida é a lata):

Dica do Liquidificador 2 Levas - Eu já preparei esta receita anos atrás em outro liquidificador Walita do antigo, lá cabia toda a receita sem problema (era copo cheio também). Agora no meu Walita novo não cabe. Moral da estória: Diminuiram os metros do papel higiênico, e assim outras marcas aproveitaram. Sem nós percebemos direito, a Walita diminuiu a capacidade em ml do copo do liquidificador também... O raiva! Agora tem que liquidificador em 2 levas e sujar + 1 tigela extra.

1.a Liquidificada - Liquidifique só, 3 ovos, 1 lata de Leite Moça, 3 medidas da lata de leite, 2 medidas da lata de açúcar e 1 medida da lata de Ricota. - Copo cheio tampe direito. Retire uma parte da vitamina e transfira para outro recipiente para continuar liquidificar (o raiva).

3 latas de leite de vaca

2 latas de açúcar

1 lata de ricota fresca

parte da vitamina de fubá reservada

2.a Liquidificada - Coloque o Parmesão, 1 e 1/2 lata de fubá mimoso, 2 colheres (sopa) farinha de trigo e 1 colher (sopa) fermento em pó.

1 lata de fubá mimoso

1/2 lata de fubá mimoso + 2 colheradas (sopa) farinha de trigo
+ 1 colher (sopa) fermento em pó

Na tigela reservada, despeje tudo misture a vitamina de fubá para homogenizar.

Fôrma - Despeje a vitamina de fubá homogenizada para a fôrma certa que recomendei acima untada e polvilhada de fubá mimoso.

Segredo do Forno (ensinado na Revista da Coop) - Asse em forno preaquecido por 40 minutos, a 200.o C, na grade do meio. "Desligue o forno". Não abra a porta do forno. Esqueça lá dentro de porta fechada, até esfriar completamente. Eu assei, desliguei o forno e sai de carro, fui cuidar da vida. Quando voltei o bolo esta já no jeito para ser servido, frio, com o creminho no meio cremoso e firme, era cortar que não desmoronava. A orientação do forno é perfeita!

Bolo de balcão, de mesa, não precisa de geladeira.


Fonte:
 Os créditos são da Revista da Coop (Supermercado Cooperativa do Rhodia do ABC Paulista - SP - anos 90). Uma cortesia free mensal para os clientes de lá. Já fiz diversas receitas da Revista da Coop, nunca me decepcionaram. A maioria das receitas de lá é sem foto, muito boas de fazer, não decepciona o investimento nos ingredientes.

 
 
 
 
Visite, meus blogs:
 
Bolo de Fubá Cremoso com Creminho no Meio - Ricota + Leite Moça 
postado noBlog Delícias da Priscila
 

Comentários

Vanuza - 20/03/2012

Adorei seu comentário, Priscila. Pode ter certeza me diverti muito e você tem toda razão!!!!! Vou experimentar sua receita.

Priscila Beneducci - MG
819159 visitas
Esqueci minha senha
Confira todas as receitas