Cuca creme de maçãs com farofa de amendoim - da priscila




 

 

Sobremesa deliciosa que criei...

Maçãs com Amendoim, um casamento dos deuses!

 

Revelando o segredo do forno:
" Banho-maria de Gelo "

 

Esta sobremesa é o simples pra lá de muito bom! Quem experimentou aqui em casa, amou! Você sente 3 textura e o casamento de 3 sabores, o creme de confeiteiro bem cremoso de baunilha, as fatias de maças semi cozidas ( al dente ) com sabor + para maçã do que limão, e uma placa crocante de bolacha de amendoim craquelada. Para ficar bem gostoso tem que servir estupidamente gelado, eu gosto até de colocar no freezer um pouco, para o creme ficar + firme. Apesar de ter leite Moça no creme, leite Moça nas maçãs e açúcar na farofa, esta Cuca Creme tem o açúcar no ponto ( tudo bem equilibrado ).

 







Cuca Creme de Maçãs com Farofa de Amendoim - da Priscila

 Autor: Blog Delícias da Priscila

 

Cuca Creme de Maçãs
com Farofa de Amendoim
Priscila

1.a Camada - Creme Confeiteiro Aveludado:
Caçarola (creme cozido) ou Microondas (12 minutos em potencia alta, em tigela de vidro alta, mexer 3 vezes durante o cozimento)

  • 5 colheres ( sopa ) bem cheias Maizena ( amido de milho)
  • 3 gemas
  • 1 lata de Leite Moça
  • 500 ml de leite integral ( 2 medidas da lata)

Batedeira ou Liquidificador

  • creme confeiteiro cozido ainda quente
  • 1 caixinha – 200 g – creme de leite tipo UHT
  • 2 colheres ( sopa ) essência de baunilha (colocar depois que amornar)

2.a Camada – Maçãs com Creme de Limão:
  • 1 lata de Leite Moça
  • suco de 3 limões taity ( se não colocar suco de limão pra valer o sabor dele não aparece direito)
  • 2 maçãs vermelhas, não muito grandes (o ideal é cortar em cubinhos com casca - usei fatiada, dá proxima será cubinhos)

3.a Camada – Farofa Cuca Diferente (Amendoim + Bolacha Maizena – Estilo Palmirinha, que foi melhorada por mim):
  • ½ xícara ( chá ) farinha de Bolacha Maizena (são exatamente 10 bolachas liquidificadas)
  • ½ xícara ( chá ) amendoim torrado, sem casca, moído ( farinha)
  • ½ xícara ( chá ) amendoim torrado, sem casca, em grão
  • 1 colher ( sopa bem cheia ) canela em pó ( eu testei - pode por sem medo de ser feliz )
  • 2 colheres ( sopa rasas ) açúcar refinado
  • 1 colher ( sopa ) manteiga ou margarina
Farofa de Amendoim
deliciosa!

Pilotando na Cozinha com Priscila (revelando o meu segredo do forno - "banho-maria de gelo"):

1.a Camada - Creme de Baunilha – Cozinhe o creme na caçarola. Escolha liquidificador ou batedeira. Despeje quente na tigela da batedeira ou direto dentro do copo do liquidificador e bata com o creme de leite até amornar. Morno ou frio coloque a essência de baunilha. Despeje no refratário e leve ao freezer para endurecer a superfície rapidamente.


2.a Camada – Maças com Creme de Limão – Prepare 1.o o Creme de Limão é só misturar manualmente o Leite Moça com o Suco de Limão, engrossa instantaneamente. Então pique as maças e distribua sobre o creme de baunilha. Esta montagem dispensa colocar elas na água com limão. Só pique com casca e já vá colocando dentro do refratário. Espalhe por cima todo o Creme de Limão.

Detalhe importante: O ideal é colocar a "maçã em cubinhos" . Eu me esqueci deste detalhe desta vez e coloquei em fatias. Em fatias ao servir as porções, bagunça a sobremesa, a maça em fatias quebra a cobertura deixando feia no servindo. Em cubinhos não, no servindo a sobremesa continua bonita.

3.a Camada – Farofa Cuca Diferente – Misture manualmente todos os ingredientes, até obter uma farofinha. Vá aplicando sobre a superfície de maçãs. Tem bastante farofa dá para cobrir sem problema, dá até para nivelar a superfície dela.

Segredo desta Sobremesa é Forno com Banho-Maria com gelo – De preferência geladissima, levar ao forno em “ banho-maria gelado “, isto mesmo, banho-maria gelado com água gelada, com 1 gaveta de cubos de gelo dentro do tabuleiro, assando na grelha + baixa do forno. O creme de baunilha já esta pronto, não pode ser assado, senão queima por baixo. Só a 2.a camada e a 3.a camada vão assar, ficará no forno 30 minutos, forno bem quente pré-aquecido ( bem quente mesmo ). Quando cheirar “ paçoca “, fique de olho e deixe + um pouquinho para ficar com textura de bolacha, se não, não fica. Quando for tirar do forno, com colher ou concha retire um pouco da água que já vai estar quente. Só assim você consegue retirar o refratário de dentro do tabuleiro. O creme de baunilha amoleceu um pouco, tudo balança quando pega o refratário. Aguarde esfriar e leve para gelar. Sirva geladíssimo!

Banho-Maria Gelado: água gelada + cubos de gelo ( a foto não mostra, mas tem 1 gaveta aqui. O bagaço do limão que usei no recheio ( Creme de Limão com Leite Moça ) não foi para o lixo. Vai para o forno junto, para não deixar o tabuleiro de aluminio oxidar com o banho-maria no forno.



Rendimento Testado pela Priscila:

  • 1 sobremesa “ grande família “ – enche 1 refratário retangular de 3 litros ( grande )

 


Sobremesa Especial para Família: É uma sobremesa Pirex Creme ideal “ grande família “, rende muito: 1 refratário retangular grande de 3 litros. Ela tem uma beleza rústica quando esta inteira. A partir do momento que você começa a retirar porções, se não estiver bem firme ( tipo faz 30 minutos que saiu do freezer ), começam a quebrar placas da sobremesa, tobando para frente ( o que a deixa feia ). O certo é servir ela naqueles domingos cheios de gente em casa, assim o povo ataca na hora e praticamente acaba a sobremesa de refratário grande na mesa ainda.

 

Visite, meus blogs:


Cuca Creme de Maçãs com Farofa de Amendoim postado no 

Blog Delícias da Priscila

 

 

Comentários

Priscila Beneducci - MG
825708 visitas
Esqueci minha senha
Confira todas as receitas