Lombo recheado assado




É um prato que adoro fazer, é uma delícia e aparentemente difícil, porém muito fácil de fazer. Vocês não vão se arrepender.





Para a marinada:  - 1 peça de lombo de porco (cerca de 1,5 kg) - 1/4 xícara (chá) de azeite - 1/2 xícara (chá) de cachaça - Suco de 2 limões - 1 cebola grande picada - 2 dentes de alho picados - 1 pimenta vermelha sem sementes picada - Pimenta-do-reino e sal a gosto - Ervas frescas picadas a gosto (sálvia, tomilho e alecrim)  Para o recheio:  - 100 g de peito de frango - 3 gomos de lingüiça fresca (tipo calabresa) - 100 g de bacon fatiado - 2 colheres (sopa) de cheiro-verde picado - 2 folhas de couve fatiadas bem fininha - Sal a gosto - 4 folhas grandes de couve manteiga sem o talo  Para assar o lombo:  - 1 cenoura picada grosseiramente e com casca - 1 cebola picada grosseiramente - Ramos de alecrim, tomilho, sálvia - 3 dentes de alho ligeiramente amassados - 1/2 xícara (chá) de cachaça - 1/4 de xícara (chá) de molho inglês - 1 tablete de caldo de bacon esfarelado - 300 ml de água misturada com 1 colher (sopa) de amido de milho 

Modo de Preparo

Para a marinada: Com auxílio de uma faca, abra em manta 1 peça de lombo de porco (cerca de 1,5 kg). Num liquidificador, coloque 1/4 de xícara (chá) de azeite, 1/2 xícara (chá) de cachaça, suco de 2 limões, 1 cebola grande picada, 2 dentes de alho picados, 1 pimenta vermelha sem sementes picada, pimenta-do-reino, sal a gosto e ervas frescas picadas a gosto (sálvia, tomilho e alecrim). Bata bem. Passe essa mistura por todo lombo e deixe por, no mínimo 2 h, dentro de um saco plástico. Para o recheio: Num processador, coloque 100 g de peito de frango, 3 gomos de lingüiça fresca (tipo calabresa), 100 g de bacon fatiado e bata até obter uma pasta. Retire do processador e misture 2 colheres (sopa) de cheiro-verde picado, 2 folhas de couve fatiadas bem fininha e sal a gosto. Cubra um dos lados da manta de lombo de porco com 4 folhas de couve manteiga sem o talo e espalhe o recheio. Enrole o lombo como rocambole. Apare a couve que sobrou dos lados, com uma faca. Envolva em papel manteiga e amarre com barbante. Reserve. Obs.: umedeça o papel-manteiga, borrifando água, antes de ir para o forno. Para assar o lombo: Numa assadeira, coloque 1 cenoura picada grosseiramente e com casca, 1 cebola picada grosseiramente, ramos de alecrim, tomilho, sálvia, 3 dentes de alho ligeiramente amassados, 1/2 xícara (chá) de cachaça. Coloque uma grade sobre a assadeira e por cima a peça de lombo. Asse em forno pré-aquecido a 180ºC por 1h30m. Aumente a temperatura do forno para 220ºC e asse por mais 30 min para dourar. Retire o lombo do forno, tire o papel manteiga e o barbante. Transfira para uma panela o molho que se formou na forma e junte 1/4 de xícara de (chá) de molho inglês, 1 tablete de caldo de bacon esfarelado, 300 ml de água misturada com 1 colher (sopa) de amido de milho. Leve ao fogo até engrossar levemente. Coe e sirva com o lombo.

Comentários

André S Pinho Tavares - MG
56309 visitas
Esqueci minha senha
Confira todas as receitas