Torta de morangos




Sabe aquela deliciosa torta de morangos que é vendida em todas as padarias? Ela fica ainda mais gostosa quando feita em casa. E o melhor de tudo: é super fácil de fazer! Pra dar uma variada, eu coloco outra fruta além do morango: uva Itália e kiwi fazem bonito.

Para outras receitas, clique aqui: www.lidimesnacozinha.com.br







Torta de morangos

Ingredientes

Para a massa:
250 g de farinha de trigo
125 g de manteiga gelada
50 g de açúcar
1 pitada de sal 
1 ovo 
Raspas de limão
1 colher de sopa de água (se for preciso)

Para o recheio:
500 ml de leite
4 gemas
80 g de açúcar
40 g de maizena
Essência de baunilha

Para a cobertura:
Uma caixa de morangos
Dois kiwis maduros ou 20 uvas
125 ml de água
50 g de açúcar
½ colher de sopa de maizena
 

Preparo

Massa: peneire numa vasilha a farinha, o açúcar e o sal. Acrescente a manteiga gelada e cortada em pedacinhos e vá misturando com a ponta dos dedos até formar uma farofa. Junte o ovo e as rapas de limão e amasse. Se a massa não estiver com muita liga, acrescente uma colher de sopa de água gelada. Faça uma bola com a massa, embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.

Preaqueça o forno a 200 graus. Abra a massa numa superfície polvilhada com farinha e forre uma forma redonda (de até 26 cm de diâmetro) previamente untada com manteiga e enfarinhada. Para que a massa não perca a forma quando estiver assando, cubra-a com papel alumínio e coloque por cima feijões crus. Asse a massa por 15 minutos, retire os feijões e o papel e leve a massa para assar por mais 15 minutos. Espere esfriar e desenforme.

Recheio: leve o leite para ferver, com duas tampas de essência de baunilha. Em uma vasilha, misture os ovos, o açúcar e a maizena (dissolvida em um pouco de leite). Quando o leite ferver, tire do fogo e junte à mistura de açúcar e ovo, misturando levemente. Leve a mistura ao fogo baixo e mexa até que ela engrosse e fique com a consistência de um creme. Tire do fogo e deixe esfriar.

Montagem: coloque o recheio de creme sobre a massa já assada e decore com os morangos (e outras frutas) lavados e picados conforme sua preferência.

Para dar aquele brilho das tortas de padaria, leve ao fogo o açúcar, a maizena e a água e mexa até ferver. Continue mexendo; essa mistura engrossará e formará uma geléia transparente. Quando ela estiver mais consistente, desligue o fogo e pincele  delicadamente a geléia sobre a superfície da torta.

Comentários

Ligia Rechenberg - SP
933472 visitas
Esqueci minha senha
Confira todas as receitas