Doce com a casca do abacaxi parte 2 - aprov. integral dos alimentos




Não desperdiçar alimentos também é uma forma de preservar o meio ambiente, além de aumentar sua qualidade de vida, pois cascas, folhas, talos e sementes também devem fazer parte do seu cardápio. O aproveitamento integral dos alimentos, além de diminuir os gastos com alimentação e melhorar a qualidade nutricional do cardápio, reduz o desperdício e torna possível a criação de novas receitas.

Semana do aproveitamento integral dos alimentos no site http://sabor.sampasite.com







Doce com a casca do abacaxi parte 2 - Aprov. Integral dos Alimentos
 

Lembram do doce da casca do abacaxi com coco? 

Pegue as cascas do abacaxi e lave bem (de preferência com uma escovinha) e depois coloque numa panela coberta com água para ferver.

Quando ferver bem e a água já tiver perfumada e amarelinha, coloque tudo no liquidificador e bata bem.

Passe por uma peneira e a polpa que sobrou na peneira é que foi usada para o doce com coco, mas o caldo que sobrou vamos usar para fazer uma geléia

Ingredientes:

Cascas de 1 abacaxi

açúcar orgânico à gosto

3 colheres de sopa de maizena

Quando eu bati duto no liquidificador, passei pela peneira e usei a polpa que ficou na peneira, e disse para vocês não jogarem fora o caldo do abacaxi que iríamos usar hoje certo?  

Pois bem...na mesma hora eu peguei aquele caldo, coloquei um pouquinho só de açúcar, pois experimentei com uma colher e já estava bem docinho e juntei 3 colheres de sopa de maizena e com o fouet misturei tudo e voltei para o fogo, misturando sempre com o fouet até engrossar.  

Como a  mistura já estava quente (porque tinha fervido a casca) foi bem rapidinho que ele engrossou, então coloquei numa vasilha de plástico previamente umedecida com água e esperei esfriar para depois fechar e colocar na geladeira.  

 O resultado é uma deliciosa geléia com um sabor bem suave (que você pode incrementar com alguma especiaria se gostar) e que, para falar a verdade dá até para colocar em potinhos e comer de colherzinha, como se fosse um doce também. Uma delícia.   Espero que alguém tente para me contar e que me enviem seus posts com idéias para a campanha desta semana.        

Comentários

Fernanda Guimarães Ayer Pereira - SP
894472 visitas
Esqueci minha senha
Confira todas as receitas