Doce de leite de corte




Meu avô José fazia este doce quando eu era pequeno, outro dia me deu saudades e fui em busca de uma receita como a dele. Deu algum trabalho mas ficou exatamente como o dele. Já adianto que é preciso ter uma paciência de jó para mexer a panela, são horas de cozimento.





Doce de leite de corte

1 litro de leite integral *
750g de açúcar
raspas de meio limão
manteiga para untar o tabuleiro


Misture o leite e o açúcar numa panela ou tacho grande, leve ao fogo baixo* e mexa vez em quando. Quando começar a engrossar mexa sem parar. No final do cozimento, quando já estiver bem grosso e o fundo da panela já estiver aparecendo conforme mexemos, junte as raspas de limão, desligue a panela e continue mexendo, até que esfrie um pouco. Transfira para um tabuleiro untado com manteiga e quando estiver morno, corte aos quadradinhos, quando estiver totalmente frio, desprenda do tabuleiro e transfira para um pote.

*Se você mora no interior e tem acesso ao leite fresco da fazenda, aquele bem gordo, use-o! É ótimo para este doce. Para o cozimento o fogo deve ser bem baixo, caso a sua chama baixa do fogão não seja tão baixa assim, sobreponha duas grades do fogão.

Comentários

Jessé - 09/09/2011

oi

Daniel Figueiredo - SP
622861 visitas
Esqueci minha senha
Confira todas as receitas