Bolo de arroz




Fácil de fazer, esta saudável receita dá uma cara nova ao arroz e aos legumes do dia-a-dia. Você pode usar este prato como acompanhamento de carnes, aves ou peixes.







Bolo de arroz

Autor: Panelinha


Tempo de preparo: Menos de 2 horas


Serve: 6



Ingredientes:


1 cenoura


1/2 pimentão vermelho


1/2 chuchu


1 abobrinha


1 talo de salsão


1 colher (sopa) de óleo de canola


1/2 cebola picada


2 xícaras (chá) de arroz branco


1 colher (sopa) de salsinha picada


1 colher (sopa) de manjericão picado


1 colher (sopa) de folhas de salsão picadas


500 ml de caldo de legumes (se for usar cubo, dissolva apenas 1)


1 colher (sopa) de azeite


1 1/2 colher (sopa) de maisena


2 colheres (sopa) de leite


2 ovos


1 colher (chá) de manteiga para untar


sal a gosto


Modo de Preparo


1. Lave bem os legumes sob água corrente. Num escorredor, lave o arroz até parar de soltar a água branca. Deixe escorrer.

2. Numa tábua, corte a cenoura, o pimentão vermelho, o chuchu, a abobrinha e o talo de salsão em cubinhos de 1 cm. Reserve.

3. Numa panela média, junte o óleo e a cebola picada e leve ao fogo médio. Refogue por 5 minutos. Acrescente o arroz lavado, a salsinha, o manjericão e as folhas de salsão. Misture bem por 3 minutos. Junte o caldo de legumes, abaixe o fogo e deixe cozinhar com a tampa entreaberta por 35 minutos ou até a água secar.

4. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Unte uma fôrma refratária com um furo no meio com manteiga.

5. Numa frigideira, leve o azeite de oliva ao fogo médio. Quando esquentar, refogue a cenoura e o salsão por 5 minutos. Adicione o pimentão e o chuchu e refogue por mais 5 minutos. Por último, junte a abobrinha e refogue por 3 minutos. Desligue o fogo.

6. Numa tigela grande, dissolva a maisena no leite, misturando bem. Junte os ovos e bata ligeiramente. Tempere com sal. Misture o arroz cozido e os legumes refogados.

7. Transfira a massa de arroz para a fôrma untada. Com as costas de uma colher, aperte a mistura delicadamente para que fique espalhada por igual. Leve ao forno preaquecido para assar por 30 minutos. Desenforme e sirva com carnes, aves ou peixes.

Comentários

Layde Rosane - SP
7809 visitas
Esqueci minha senha
Confira todas as receitas